Solidariedade como agente de transformação na luta contra o câncer

Quando escolhi esta matéria, o fiz pelo motivo de que o câncer e situações semelhantes estão presentes em nossas famílias e em nosso dia a dia. Assim como no caso da minha família, em que três tias e minha avó foram diagnosticadas com câncer. Graças a Deus, todas estão bem e mais fortes do que nunca.

Minha avó foi a última a enfrentar a doença, descobrindo o câncer com mais de 76 anos. Para muitos, isso poderia ser o fim, mas foi um recomeço. Diferentemente das minhas tias, ela teve a oportunidade de fazer todo o tratamento perto de casa, no Hospital de Câncer de Catanduva. Vocês não fazem ideia da diferença que é poder fazer o tratamento e em poucos minutos estar em casa e com a família por perto.

Lembro de uma das minhas tias, que foi a primeira a descobrir. Na época, ela foi direto para o antigo Hospital de Barretos, hoje Hospital de Amor. Para não ter que ficar indo e voltando, meus avós alugaram uma casa para ela em frente ao hospital, mas nem todos têm essa condição. Muitos pacientes têm que sair de suas cidades na madrugada, são atendidos e têm que esperar o último paciente ser atendido para voltar para casa. Isso pode levar horas e, para quem está passando por isso, além de triste, chega a ser humilhante.

Quando a família está presente e orientada, o tratamento evolui de forma mais positiva. Afinal, saber que se tem com quem contar é imprescindível em todas as fases do tratamento. É na casa do paciente que ele dará continuidade à sua recuperação, e ter a família por perto traz conforto e segurança. Com certeza, estar cercado das pessoas que amamos é fundamental!

A descoberta da doença e o processo de tratamento podem trazer mudanças físicas, emocionais e na rotina diária do paciente. Nesse contexto, o apoio da família se torna ainda mais importante, contribuindo para o bem-estar e a recuperação do paciente.

Por isso, a importância de campanhas como a do Hospital de Câncer de Catanduva baseada em histórias reais é enorme. Além de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, a campanha também mostra a importância de ter acesso ao tratamento de qualidade perto de casa. É uma forma de humanizar o tratamento e tornar a jornada do paciente mais confortável e menos traumática.

São iniciativas como essa que mostram que é possível vencer o câncer e que, com amor, força e coragem, é possível superar os momentos difíceis. Parabéns ao HCC pela campanha e por valorizar os pacientes e suas histórias de superação. Que mais instituições sigam esse exemplo e contribuam para uma sociedade mais consciente e solidária.

Autor

Julinho Ramos
Ex-vereador de Catanduva e especialista em Gestão e Controle de Processos na Administração Pública