Símbolos de Renovação e Renascimento

“Os gênios não têm o direito de morrer porque são necessários para o progresso da humanidade”.

Salvador Dalí

 

O movimento surrealista marcou o encontro da teoria psicanalítica com o campo da arte apoiando-se no modelo do sonho e na técnica do automatismo psíquico que almejava uma expressão do pensamento que prescinde do controle da consciência, propondo a valorização da fantasia e a utilização da reação automática onde o artista deveria deixar-se levar pelo impulso registrando tudo o que lhe vinha à mente.

Salvador Dalí foi um dos mais importantes pintores do surrealismo, um movimento fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Freud que enfatizava o papel do inconsciente e o universo onírico na atividade criativa.

Em sua obra “Criança Geopolítica assistindo ao Nascimento do Novo Homem” 1943, vemos um adulto saindo do mapa mundi em formato de ovo que simboliza o medo e ao mesmo tempo a esperança e o recomeço, tendo ao lado sua mãe que aponta para uma nova era. Trata-se de um trabalho que exprime a preocupação do artista diante dos acontecimentos no período pós guerra.

Na tela vemos uma forma mole oval representando o globo terrestre rompendo do ovo um homem e na rachadura produzida pelo rompimento onde escorre sangue. O ovo como símbolo da vida e renascimento foi um dos elementos mais usados pelo artista.

A Paixão de Cristo como significante da morte à vida, da tristeza à alegria, da incerteza à esperança, remete o sofrimento renovado pela festa da ressurreição que nos indica a abertura da possibilidade de um renascer para todos. O ovo como um dos representantes da festa expressa tudo o que renasce, o ponto de partida da vida e ao mesmo tempo o permanente ciclo de início e reinício.

Salvador Dali foi um artista extremamente excêntrico, questionável, e suas obras deixaram marcas de quem ele era sendo inquestionável sua contribuição para o movimento surrealista mesmo depois sendo expulso do grupo por ser considerado um desertor.

Além da obra citada acima o pintor construiu uma mansão com uma escultura de um enorme ovo de galinha, vasos de flores em formato de xícaras de chá e uma sala oval que era seu lugar preferido. Dali não disse muito sobre esta pintura, mas deixou notas críticas que diziam: paraquedas, renascença, proteção, cúpula, placenta, catolicismo, ovo, distorção terrena, elipse biológica.

O ovo é um dos elementos mais recorrentes na obra de Dalí e por representar nascimento, proteção e transformação selaram um momento de lucidez, uma expressão do seu inconsciente ao ser traduzido como esperança diante de um mundo sombrio daquela época.

A Páscoa é uma celebração cheia de significados que representa a origem, o nascimento, a vida como pano de fundo do renascer depois do sofrimento, tendo na representação do ovo a simbologia do renascimento.

Os símbolos como representantes psíquicos, em relação aos símbolos religiosos presentes em cada religião, representam o sagrado, a fé, a esperança, a natureza, a vida, o universo, e se tornaram tradicionais pelo fato de serem considerados elementos poderosos.

Feliz Páscoa a todos!

Música “Iberia, 3, Puerto” com Paco de Lucia.

 

Foto do Acervo, tela de Salvador Dali, Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo ©

Autor

Claudia Zogheib
Psicóloga clínica, psicanalista, especialista pela USP, atende presencialmente e online. Redes sociais e sites: @claudiazogheib, @augurihumanamente, @cinemaeartenodivã, www.claudiazogheib.com.br e www.augurihumanamente.com.br