Shazam! Fúria dos Deuses continua filme de 2019

Shazam! Fúria dos deuses, a sequência do filme de 2019, em exibição no CineX esta semana, pode ser o último do personagem no reboot da DC anunciado por James Gunn, o novo todo-poderoso do estúdio. Depois de Shazam, faltam ainda Aquaman 2, The Flash e Besouro Azul para terminar os filmes produzidos pela diretoria anterior.  

É curioso lembrar que, um dia, o super-herói, então chamado Capitão Marvel, foi mais perigoso que kriptonita para o Superman, durante os anos 1940 e 50. Suas vendas crescentes e sucesso ameaçavam o primeiro dos super-heróis de tal forma, que a DC entrou com um processo de plágio, que venceu e aposentou o título. Muitos anos depois, a própria DC comprou os direitos e o ressuscitou. Nesse meio tempo, espertamente, Stan Lee, da Marvel, registrou o nome Capitão Marvel, que agora é da super-heroína loira. À DC, restou rebatizar o capitão como Shazam, o nome do mago, o que virou piada recorrente no novo filme. 

Shazam (Zachary Levi) continua vivendo na Filadélfia na sua forma do adolescente Billy Batson (Asher Angel), que ganhou seus poderes do mago (Djimon Hounsou) e os dividiu com os irmãos adotivos.

As inimigas da Família Shazam são as Fúrias, as filhas do titã Atlas, revoltadas com a perda dos poderes do pai, que teve seu cajado mágico quebrado pelo mago. As deusas Héspera (Helen Mirren), Calipso (Lucy Liu) e a caçula Anthea (Rachel Zegler) o recuperam num museu da Grécia, indo atrás dos jovens detentores dos poderes dos deuses. Anthea, entretanto, não corresponde ao ódio das Fúrias e tem uma queda pelo jovem Freddy (Jack Dylan Grazer) que, quando super-herói, é o ator Adam Brody. Nos gibis antigos, era conhecido como Capitão Márvel Jr., e no filme atual, não ter nome é seu drama, explorado nas piadas do filme. 

Dirigido pelo mesmo David F. Sandberg do filme anterior, Shazam tem muitas batalhas mágicas entre os super-heróis, dragões e monstros míticos de todo tipo do começo ao fim, além das próprias irmãs superpoderosas, decididas a recuperar os direitos divinos, mesmo que à custa da destruição do mundo. 

Com mais ação e menos humor que a produção de 2019, Shazam! Fúria dos Deuses tem participações muito especiais – uma delas, da Mulher-Maravilha (Gal Gadot), cuja continuidade no novo universo não está garantida. A cena final pós-crédito, no entanto, tem a participação mais que especial de dois membros do Esquadrão Suicida, confirmado no reboot. A sequência deixa a porta aberta para, senão a um terceiro filme do Shazam, para a participação do super-herói numa futura Sociedade da Justiça (mostrada em Adão Negro, este, sem chance...). Tudo indica que o reboot de James Gunn não será total, mas deixa algumas portas abertas para o futuro Universo DC – pontas soltas que poderão ser podadas em The Flash. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.