Setembro Azul

A comunidade surda trava longa luta contra o processo de exclusão que historicamente se constituiu na sociedade brasileira. No próximo dia 26 é celebrado o Dia Nacional do Surdo, data que relembra à comunidade essa luta por direitos e inclusão. O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.

O 26 de setembro foi escolhido, conforme decreto lei de 2008, por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que começou a funcionar em 1857, na cidade do Rio de Janeiro. Já o azul simboliza a resistência da comunidade surda e remete à Segunda Guerra Mundial.

Conta a história que, naquele período, as pessoas com deficiência eram identificadas pelos nazistas com uma faixa azul no braço. Elas eram, então, encaminhadas à execução. Em 1999, a fita azul passou a ser usada como um símbolo de orgulho e resistência, a partir de ideia lançada durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, sediado na Austrália, em que se realizou a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), inaugurando a simbologia do movimento.

Em Catanduva, o Dia Nacional do Surdo será lembrado de forma antecipada hoje em ato programado pelo Movimento Surdo, que denuncia a falta de acesso da comunidade surda na cidade e região. O manifesto deverá reunir pessoas surdas, intérpretes, professores e familiares ouvintes, além de grupos e organizações que os representam. A reportagem completa está nesta edição. Boa leitura.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.