Sessão dupla 'Tetsuo'

A Versátil Home Video acaba de lançar em DVD no Brasil o box ‘Sci-fi japonesa – Vol. 3’ que reúne quatro filmes de ficção científica restaurados, além de um média-metragem e quase 1h30 de extras. Os filmes são ‘Tetsuo: O homem de ferro’ (1989), ‘Tetsuo II: O homem martelo (1992), ‘O segredo do homem elétrico’ (1960) e ‘Guerra no espaço’ (1977), além do média-metragem que deu origem à franquia ‘Tetsuo’, ‘As aventuras de Denchu Kozo’ (1987). Abaixo resenha das duas partes de ‘Tetsuo’.

Tetsuo: O homem de ferro

Um empresário mata por engano um estranho homem apelidado de Fetichista de Metal. O morto volta para se vingar e transforma o assassino numa horrenda criatura, um híbrido de metal enferrujado e carne.

Cultuado filme de body horror japonês inspirado numa peça que o diretor Shin'ya Tsukamoto escreveu na universidade, intitulada ‘Monstros de tamanho normal’. Com curta duração, foi feito com baixíssimo orçamento e gravado em preto-e-branco em película de 16mm, propositalmente riscada e com defeitos, que passa a impressão de um filme perdido ou envelhecido e mal cuidado. É um horror de puro visual estranho, que se passa num futuro indeterminado, com elementos do cyberpunk, cheio de câmeras girando, closes e uso de stop-motion, resultando num filme para público cinéfilo mesmo. Na trama, um homem vira alvo de uma maldição após matar o Fetichista de Metal – ele o transforma num híbrido de carne e metal, uma metamorfose asquerosa, que tem eletrônicos no corpo e membros e órgãos substituídos por aço, e aos poucos se torna uma máquina de matar. Teve problemas na produção, já que elenco e equipe abandonaram o set devido ao filme ser bem maluco, que beira uma alucinação. Ganhou duas continuações do mesmo diretor, ‘Tetsuo II: O homem martelo (1992) e ‘Tetsuo: O homem bala’ (2009), e a versão disponível no Brasil em DVD pela Versátil é a de cinema, de 67 minutos – há uma estendida no exterior, de 77 minutos. O ganhador da Palma de Ouro ‘Titane’ (2021), de Julia Ducournau, tem forte inspiração nesse filme.

Tetsuo II: O homem-martelo

Em Tóquio, um homem é atacado por skinheads, e vê seu corpo sofrer uma terrível mutação, que o transforma em Tetsuo, um vingativo híbrido de carne e metal.

Três anos depois do cultuado filme de terror scifi ‘Tetsuo: O homem de ferro’ (1989), o diretor e o elenco retornaram para essa continuação ainda mais insana e monstruosa, um autentico body horror que agora ganha cor – o anterior era PB. Tomorowo Taguchi e Shin'ya Tsukamoto, que é o diretor, interpretam de novo Tetsuo e o Fetichista de Metal, descontrolados num mundo em constante mudança, numa Tóquio violenta e suja, com gangues de rua, skinheads e bandidos mercenários. As cores realçam o body horror, com destaque para um azul lancinante que invade a tela. A simbiose de metal enferrujado com carne humana que compõe o protagonista, sedento de vingança e com poderes absurdamente letais, é o ponto alto do filme – que lembra vilões de seriados japoneses como ‘Changeman’ e ‘Ultraman’, só que mais sinistros. Exibido e premiado em festivais de horror e de cinema fantástico conhecidos dos cinéfilos, como Avoriaz, Bruxelas, Sitges e Fantasporto. Está em cópia restaurada pela Versátil, em DVD.

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva