Sesc Catanduva e a força do brincar
Entre diversas atividades no mês de maio, a Semana Mundial do Brincar integra a programação do Sesc Catanduva com espetáculos infantis, oficinas, vivências e variadas atividades e formatos pensados para crianças e adultos, juntos, experimentarem o brincar.
A Semana Mundial do Brincar é realizada no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância em parceria com a sociedade civil, o poder público e atores sociais em todo o Brasil. Com a participação do Sesc São Paulo desde 2013, a campanha coloca em pauta a importância do brincar como fundamento e expressão genuína de bebês e crianças.
Em 2022, o projeto acontece de 21 a 29 de maio com o tema 'Confiar na força do Brincar'. A ideia se espalha pelos quatro cantos do país propondo o respeito à essência da criança, ao tempo da infância e à importância do brincar: recreativo, divertido e convidativo; mas também como ferramenta essencial de formação para as crianças.
Confiar na força do brincar é uma forma da criança acreditar em si mesma, nos outros, no mundo a sua volta e na descoberta de novos mundos possíveis e impossíveis. Desta forma, o Sesc Catanduva propõe uma série de atividades e cria oportunidades para que as crianças e seus familiares possam se divertir, se informar e vivenciar experiências em forma de brincadeiras.
Entre os dias 14 e 22 de maio, preparamos uma série de oficinas e vivências com nossos educadores infantojuvenis. Nos dias 24 e 27, a educadora física Priscila Silva apresenta uma vivência de Yoga para a família. Nos encontros, os pequenos e seus adultos de referência terão contato com uma introdução sobre Yoga e a prática de massagem no corpo a partir de alguns movimentos corporais.
No dia 21, Cris Gardim realiza a oficina 'Ninhos'. Vocês sabiam que cada espécie de ave constrói seu ninho de forma diferente? E já se perguntaram por quê? Na oficina, os participantes vão descobrir como são construídos, quais matérias-primas são utilizadas de acordo com cada espécie. Será que existe diferença de formato e coloração dos ovos? E por que isso acontece?
Não somente em forma de recreação, o brincar pode ser vivenciado de diversas formas. Luzes, sons, músicas e histórias despertam e completam o imaginário da criança. Dentro dessa temática, a Cia. Da Casa Amarela apresenta dois espetáculos de teatro para bebês.
No dia 22, o espetáculo 'Vincent' mostra uma menina muito tímida, que se veste de preto e vive escondida atrás de seu guarda-chuva preto. Um dia, ela encontra um pintor que ama o amarelo, girassóis e o sol. Nesse encontro de cores, luz e sensações, ela descobre a alegria e não se esconde mais. Um delicado exercício sensorial de sensibilização por meio das obras de Van Gogh, com música e expressão corporal.
No dia 29, a Cia. apresenta o espetáculo 'Piu-Piu'. No jardim de casa, um casal de idosos, Charlôt e Édith, recordam suas histórias da infância. Trabalho sensorial e poético, com poucas palavras, música e sonoplastia ao vivo, no qual o casal de velhinhos encanta a plateia com muitos elementos: pássaros, flores ou formigas entre outros, através de recursos como sons, imagens e sensações.
Ao longo da semana o Núcleo Condão apresenta contações de histórias cheias de aventuras que ensinam as crianças que é possível ser corajoso e ter confiança, mesmo com sentimentos de medo.
É tempo de brincar. Acredite. Confie na força do brincar.
Rodrigo Cornaciom
Comunicação Sesc Catanduva
Autor