Semana da Compreensão Mundial (II)

Finalizando o tema da matéria de domingo passado, volto hoje a comentar sobre a Semana de Compreensão Mundial, ocorrida em nosso município de 15 a 20 de março de 1964. 

No dia 23 de março de 1964, procedeu-se o encerramento da Semana. A solenidade que se realizou no auditório do Clube dos 300, foi aberta pelo presidente do Rotary Club, Sr. Wilson Tridda, que após constituída a mesa de trabalhos, convidou os presentes a saudarem o Pavilhão Nacional. A seguir, foi dada a palavra ao Diretor do SESC, professor Giordano Mestrinelli, que fez a apresentação do conferencista, Dr. Jayme Leal da Costa Neves, do Rotary Club de Olímpia e Governador do Distrito Rotário Nº 453, especialmente convidado para proferir a conferência de encerramento da Semana da Compreensão Mundial. O ilustre orador foi eloquente em seu discurso, fazendo sentir a grandeza de ideias que envolveram a Semana da Compreensão Mundial, irmanando os homens de todas as raças, de todos os credos, visando proporcionar um mundo melhor à humanidade, através do amor, da fraternidade e da justiça social e cristã. 

O orador, que se demorou mais de meia hora, deu prova de seus dotes oratórios, bem como de sua vasta cultura, arrancando do numeroso público demorados aplausos. Por fim, o presidente do Rotary Club agradeceu a presença do público, das autoridades e particularmente dos membros das coletividades estrangeiras que souberam compreender a extensão fraterna do evento. 

A seguir, teve início o Big Show International, com apresentação de números folclóricos de cada coletividade estrangeira. Todas as apresentações estiveram a altura do espetáculo, cada uma exibindo números folclóricos, com trajes típicos regionais, que expressavam suas tradições e seus costumes através de lendas, canções e danças. 

Em seguida, teve a parte artística que obedeceu ao seguinte programa:  

Coletividade Alemã  

Apresentando um quadro vivo de uma antiga lenda escrita pelo poeta e escritor alemão Hayne, intitulada Lorreday, com a participação da Srta. Cacilda Alto-Mar e a menina Maria Luiza, filha do Sr. José Becker e neta do Sr. Theodoro Becker e dona Catarina Becker.  

Coletividade Espanhola  

Marieliz Cristóforo, apresentou a Dança Ritual do Fogo, de Manoel de Fala e a dança Spanich Egipcian Dance.  

Coletividade Italiana  

A Srta. Adriana Debenedetti, filha do professor Arnaldo Debenedetti, apresentou os números da coletividade: a) Vera Helena Arruda Galbiatti, dançando uma tarantela; b) Srtas. Odete Pedrazolli e Donatella Badioli, dançando outra tarantela; c) Revmo. Padre José Valsania, cantando La Strada del Bosco, de Bixio e Canção da Guitarra, de Marcelo Tupinambá, com acompanhamento ao piano pela professora Maria Aparecida Fortes Mestrinelli. 

Coletividade Japonesa  

a) Vamos às Olimpíadas de Tóquio, com as meninas Tereza Matiko Hamada, Emiko Matushima, Kasuko Cobiaíashi, Setsume Massunaga, Elza Massaé, Tizuro Ishihara, Clarice Shigueto Kobaiashi, Yaeko Massunaga, Shizue Fukamoto e Yukiko Takahashi; b) Chuvas Torrenciais ou Moça Melancólica em Dia de Chuva, com as meninas Tereza Matiko Hamada, Emiko Matushima, Elza Massuê Inoê e Setsume Massunaga.  

Coletividade Sírio-Libanesa  

A menina Cristina Jorge, dançando uma melodia do Festival Internacional de Bahal-Beck.  

Coletividade Portuguesa  

Apresentou o Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra, da cidade de Santos, constituindo-se no ponto alto da noitada. O Rancho apresentou vários números do folclore português, encerrando a apresentação com o Hino à Bandeira, como sincera homenagem à Semana da Compreensão Mundial.  

Números Brasileiros  

Catira, com os catireiros do Sr. José Soares, apresentado pelo Sr. Antero Ferreira; canções populares brasileiras por Durvalino dos Santos, acompanhando ao violão; a menina Vera Helena Arruda Galbiatti, dançando o Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, acompanhada ao piano pela Sra. Prof.ª Maria Aparecida Fortes Mestrinelli; Srta. Lourdinha Berrance Lima, que apresentou no transcorrer do show diversos números de dublagem. 

Sucesso Absoluto  

A promoção alcançou grande êxito com a repercussão na comunidade e fora dela, ficando marcada como uma das boas iniciativas do Rotary International. O SESC – Centro Social João Di Pietro e o Rotary Club receberam inúmeros parabéns por todas as representações estrangeiras que, ao lado destas duas entidades, empregaram seus esforços para que Catanduva toda pudesse viver dias de entusiasmo e de alegria numa promoção que teve em mira o alto objetivo de comentar a amizade e o companheirismo entre os homens, que por certo contribuiu, através de esforços individuais e coletivos, para melhor compreensão entre as nações a fim de possibilitar um mundo mais humano, mais amistoso e menos agressivo. 

A decoração do Clube dos 300 esteve a cargo do Sr. Magino Gomide, que confeccionou também os cenários apresentados. A exposição fotográfica montada no Clube dos 300 foi organizada pelo Sr. Ultério Facci, tendo sido visitado por milhares de pessoas, no transcorrer da Semana da Compreensão Mundial. 

 

Fonte de Pesquisa: 

 

 - O 14 de Abril – anuário ilustrado de Catanduva, Ano II, Número 02, de 14 de abril de 1964. 

 - Material pesquisado no Centro Cultural e Histórico Padre Albino. 

 

E:\TRABALHO\O REGIONAL\Matérias 2017\01 - Janeiro\04 - Semana Mundial II - 22-01-2017\01.jpg 

Lenda apresentada pela coletividade alemã, com a participação da Srta. Cacilda Alto-Mar e a menina Maria Luiza  

E:\TRABALHO\O REGIONAL\Matérias 2017\01 - Janeiro\04 - Semana Mundial II - 22-01-2017\03.jpg 

Sessão de encerramento, com a presença das autoridades, vendo o Dr. Jayme Leal da Costa Neves, pronunciando sua aplaudida conferência  

E:\TRABALHO\O REGIONAL\Matérias 2017\01 - Janeiro\04 - Semana Mundial II - 22-01-2017\06.jpg 

Danças típicas japonesas, número apresentado pela coletividade japonesa  

E:\TRABALHO\O REGIONAL\Matérias 2017\01 - Janeiro\04 - Semana Mundial II - 22-01-2017\07.jpg 

Coletividade portuguesa apresentando dança típica Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra, da cidade de Santos, constituindo-se no ponto alto da noitada

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.