Semana da Compreensão Mundial (I)
Às vezes, quando temos olhos apenas para nossas próprias crenças ou nacionalidade, podemos achar difícil aceitar outras formas de vida, costumes e tradições. Em muitos momentos de nossa história humana, vimos genocídios terríveis pelo simples fato de não se pertencer a esta ou àquela nacionalidade. Um dos maiores exemplos que temos é o chamado Holocausto, realizado durante o governo nazista de Adolf Hitler, na Alemanha, onde enorme quantidade de judeus, negros, ciganos, gays, entre outros, foram exterminados.
No entanto, ter a mente fechada e agir com intolerância não é o certo a se fazer, principalmente porque há muita coisa que podemos aprender com as outras culturas. Aprender a aceitar e respeitar outras culturas é um passo importante para abrir sua mente para o mundo em torno de você e para as diferenças individuais. Foi com esse pensamento que, em 1964, o Rotary Club Catanduva e o SESC – Centro Social João Di Pietro promoveram a Semana da Compreensão Mundial, que contou com a participação das coletividades estrangeiras aqui radicadas e teve o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Catanduva.
Para deliberar as atividades que decorreram na semana de 15 a 20 de março, na sede do SESC, foram realizadas duas reuniões nas quais compareceram elementos de cada nacionalidade, rotarianos e outras pessoas interessadas na promoção.
A promoção foi prestigiada pela imprensa e rádio locais, que não mediram esforços para que as atividades programadas fossem noticiadas com ampla divulgação ao público comunitário.
Pelo prefeito, Sr. José Antonio Borelli, foi proclamada a semana de 15 a 20 de março como a Semana da Compreensão Mundial, cuja mensagem foi transmitida pela Rádio Difusora e publicada no jornal A Cidade. O prefeito conclamou a todos os cidadãos de Catanduva para participarem vigorosamente das atividades e convidou escolas, religiosos de todos os credos, a imprensa, a estação de rádio, as entidades de classes, a emprestarem seu completo apoio a tão nobre iniciativa do Rotary Internacional.
Proclamação
“O Prefeito Municipal, Com. José Antonio Borelli, proclama de 15 a 20 de março de 1964 como a Semana da Compreensão Mundial.
Considerando que a humanidade nesta era espacial tem ainda que vencer a ignorância, a fome o meio que a oprime, conquanto a ciência tenha proporcionado meios de atender essas necessidades e vencê-las.
Considerando que o povo desta comunidade deseja e é capaz de contribuir significativamente à solução desses problemas através da colaboração ativa com pessoas de boa vontade do mundo inteiro.
Considerando que o Presidente do Rotary Internacional convidou todos os rotarianos em 129 países a realizarem um esforço conjunto com o propósito de promover e desenvolver a compreensão mundial entre o povo das suas comunidades durante a semana de 15 a 20 de março de 1964.
Considerando que o Rotary Club de Catanduva está disposto a responder a esse convite com programas e projetos em colaboração com os Rotarys Clubs de outros países, que proporcionarão ao povo das suas comunidades e das nossas um melhor conhecimento das nossas vidas e das oportunidades de colaboração.
Agora, portanto, eu, José Antonio Borelli, prefeito de Catanduva, proclamo-a a semana de 15 a 20 de março de 1964 como a Semana da Compreensão Mundial e peço a todos os cidadãos de Catanduva para participarem vigorosamente das suas atividades.
Esclareço, ainda, aos religiosos de todas as seitas, à imprensa, às escolas, às entidades de classes, às estações de rádio desta comunidade que emprestem o sem completo apoio.
Como testemunho, aponho o selo da cidade de Catanduva.”
Câmara Municipal de Catanduva
A Câmara Municipal de Catanduva, por sua vez, numa de suas reuniões, leu em plenário a proclamação do prefeito municipal e, por unanimidade dos seus vereadores, aprovou congratulações da edilidade ao Rotary Club de Catanduva e aos SESC – Centro Social João Di Pietro, pela auspiciosa promoção.
Eventos
No decorrer da semana, a partir do dia 15 até o dia 20, obedecendo ao programa, pelas representações estrangeiras, foram pronunciadas palestras radiofônicas, versando sobre a compreensão mundial. Todos os oradores foram eloquentes e brilhantes em suas orações, proporcionando aos ouvintes conhecimentos das culturas e tradições de seus países e da sua contribuição no desenvolvimento econômico e social a serviço da pacificação dos povos. Exaltaram o Rotary Internacional pela sua oportuna e feliz ideia de instituir a Semana da Compreensão Mundial e enalteceram o SESC e Rotary Club locais pelo seu trabalho em favor dessa importante campanha.
Todas as noites, a partir das 20h00, no auditório do Clube dos 300, foram exibidos filmes, que as representações estrangeiras conseguiram dos respectivos consulados, retratando o extraordinário progresso de seus países, não só quanto à agricultura e à indústria, mas também quanto ao seu desenvolvimento técnico, científico e social.
Grande público afluiu ao Clube dos 300 para assistir aos filmes e, ao mesmo tempo, para apreciar a exposição de fotografias, ali montada, alusivas aos países participantes da semana e de fotografias das atividades do SESC em Catanduva.
Na reunião do Rotary Club foi assinalado o transcurso da Semana da Compreensão Mundial, com a participação de representantes das coletividades estrangeiras, de senhoras dos rotarianos e de outras senhoras de representantes da imprensa, de autoridades, de diretores de entidades de classes, entre outros. Nessa oportunidade, fez uso da palavra o Dr. Antonio Moreno Gonzales, MM de Direito da 1ª Vara da Comarca de Catanduva, que proferiu notável palestra sobre a compreensão mundial, salientando a maior aproximação entre os homens, dentro do espírito de cordialidade e de harmonia, para que as nações possam se integrar na grande caminhada pela Paz Universal.
Outros oradores fizeram-se ouvir, dentre os quais destacou-se o ilustre convidado da coletiva portuguesa, professor Rodrigues Mathias, que após exaltar a magnificência da Semana da Compreensão Mundial, recitou uma belíssima poesia sobre a Mãe Pátria. A reunião foi bastante alegre, num ambiente festivo e de verdadeira confraternização entre os brasileiros, portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães e sírio-libaneses.
(I) Continua na semana que vem.
Fonte de Pesquisa:
- O 14 de Abril – anuário ilustrado de Catanduva, Ano II, Número 02, de 14 de abril de 1964.
- Material pesquisado no acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino.
Um dos maiores exemplos de genocídio que temos é o chamado Holocausto, realizado durante o governo nazista de Adolf Hitler (foto), na Alemanha, onde enorme quantidade de judeus, negros, ciganos, gays, entre outros, foram exterminados
Na época da Semana da Compreensão Mundial, que realizou-se de 15 a 20 de março de 1964 em Catanduva, exercia o cargo de prefeito Municipal o Sr. José Antonio Borelli (de camisa branca e óculos), que nesta foto, datada de 1967, recebe os parabéns pela conquista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva. Na foto: Eunice Baságlia, Ismar Gabriel Aun, Wilson Trida, José Antonio Borelli, Venâncio Lima Ferreira, Paschoal Homero Bocchio, Pedro Gomes e Laurindo Faragutti
A Câmara Municipal de Catanduva, numa de suas reuniões, leu em plenário a proclamação do prefeito municipal e, por unanimidade dos seus vereadores, aprovou congratulações da edilidade ao Rotary Club de Catanduva e ao SESC – Centro Social João Di Pietro, pelo maravilhoso evento. Na época, era presidente da Câmara Municipal de Catanduva o Sr. Libano Pachá
Foto tirada no dia 14 de novembro de 1964, quando ocorreu a inauguração da boate do Clube dos 300. Neste clube, em meses anteriores, se realizou a Semana da Compreensão Mundial
Autor