Sem face

Detetive particular investiga o desaparecimento de um modelo. Tudo leva a uma clínica de cirurgia plástica, mantida pelo Dr. Flamand (Helmut Berger), local que esconde segredos sinistros.

Releitura do clássico filme de terror “Os olhos sem rosto” (1960), com muita violência, crimes brutais, sangue e erotismo, dirigido pelo mestre do cinema exploitation Jesús Franco, que também assinava como Jess Franco – nascido na Espanha, escreveu, dirigiu e produziu mais de 130 filmes na Espanha, Itália e França, como ‘O terrível Dr. Orloff’ (1962 – e várias continuações de ‘Dr. Orloff’), ‘O diabólico Dr. Z’ (1967), ‘Ela matou em êxtase’ (1971) e ‘Lua sangrenta’ (1981).

‘Sem face’ é um eurotrash com uma história tensa e cheia de mistério, sobre um cirurgião plástico cujos procedimentos estéticos não são nem um pouco ortodoxos. Mulheres começam a desaparecer em Paris ao passarem pela clínica dele, e a polícia inicia uma exaustiva investigação, partindo da clínica do médico até boates e outros points da noite parisiense.

Helmut Berger, Telly Savallas, Christopher Mitchum (filho do veterano Robert Mitchum), Stéphane Audran, Caroline Munro e Brigitte Lahaie são alguns nomes conhecidos que aparecem no filme. Cuidado com a classificação indicativa, devido às cenas fortes – duas delas são da injeção no olho e uma decapitação horrenda.

Filme em ótima cópia, disponível em DVD no box ‘Obras-primas do terror: Anos 80 - Vol. 3’, da Versátil Home Video, caixa contendo os longas-metragens ‘O mensageiro de satanás’ (1981), ‘O enigma do mal’ (1982), ‘Tudo por uma verdade’ (1984), ‘Especiais efeitos’ (1984) e ‘Morte no inverno’ (1987).

Sem face (Les predateurs de la nuit/ Faceless). França, 1988, 98 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Jesús Franco. Distribuição: Versatil Home Video

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva