Saudação à República

Tivemos nessa terça-feira última mais um dia alusivo à data da proclamação da República, pondo fim de uma vez por todas ao regime monárquico que havia se instalado no Brasil.

Há 133 anos, militares do exército fizeram com que fosse extinto do trono Dom Pedro II, marcando o fim daquele período histórico, portanto, 15 de novembro, a exemplo de Sete de Setembro, tornou-se uma data importante, pois naquele dia de 1.889, comemorou-se uma nova etapa na vida do país.

Dessa forma, tivemos como primeiro presidente o Marechal Deodoro da Fonseca por um determinado período em função da morte, ocupando o cargo Floriano Peixoto, até o fim do mandato presidencial e obedecendo às regras do regime republicano.

É evidente que o evento alterou completamente o rumo da história brasileira. Assim é que o Brasil, por sua vez, passou a ser uma Nação com poder descentralizado com formação de um Estado presidencialista, alterando símbolos e heróis nacionais, aplicando uma ideologia republicana, para que se tornasse um país moderno.

Referida data marcou a retirada de Dom Pedro II do trono da monarquia no Brasil e o feriado existe desde 1.949, além do que o sistema monárquico passava por uma grande crise, havendo um evidente descontentamento com o reinado de Dom Pedro II. Diversos setores sociais exigiam mudança de governo, reivindicando maior participação política e liberdade de direitos.

Com o objetivo de eliminar resíduos do regime monárquico, a família imperial foi banida de todo o território brasileiro por meio do decreto 78-A de 21 de dezembro de 1.889, mas há de se destacar que a família imperial já havia sido expulsa do Brasil na madrugada de 17 de novembro de 1.889.

Além do que narramos até aqui, o enfraquecimento do regime monárquico se deu por diversos motivos. Enquanto o sistema não correspondia mais às necessidades da população, Dom Pedro entrava em atrito com a igreja católica e com os militares. O imperador também não tinha o apoio da elite agrária que queria mais integrantes no poder político.

Com a proclamação da República que ocorreu em 15 de novembro de 1.889, representou o fim do segundo reinado e o início do período republicano. Desde a guerra do Paraguai, os militares se fortaleceram como grupo social e almejavam maior participação na política e o Clube Militar no Rio de Janeiro se tornou local para discussões sobre as causas republicanas.

Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu a participação dos militares na política brasileira durante o Segundo Reinado e foi justamente um levante militar responsável pela deposição do segundo imperador, logo após a instalação da República, a família real foi exilada na França.

Com o fim do segundo reinado; extinção do Poder Moderador, segurança entre Estados e igrejas; garantindo liberdade religiosa; maior autonomia para as províncias, que, depois do 15 de novembro, transformaram-se em Estados, cada um soberano com suas capitais em consonância com os direitos de governar em toda a sua expansão de administração voltada ao interesse público.

Vários motivos que vinham causando no império brasileiro deram causa à proclamação da República e os principais foram: 1º. o fim da escravidão, que deixou produtores de café descontentes com o governo. Por essa razão, boa parte deles se tornou oposição ao governo do imperador Dom Pedro II e muitos se aproximaram dos principais republicanos. 2- Os militares, diante da crise, faziam diversas reivindicações ao governo, principalmente a melhoria em seus salários,, além de mais reconhecimento por seus méritos e batalhas.

 

Alessio Canonice

aalessio.canonice@bol.com.br

Autor

Colaboradores
Artigos de colaboradores e leitores de O Regional.