Saciedade para todos

 

Vivemos um momento de dificuldades em razão do frio. A onda das baixas temperaturas chegou mais uma vez ao país, e são muitos os que têm sofrido com essas condições adversas. Não apenas as pessoas em situações de rua, mas boa parte da população que não tem condições de moradia e vestimenta adequadas para o enfrentamento de mais esse desafio.   

Embora todo o sofrimento seja indesejável, é importante observar que ele pode nos trazer coisas positivas: em razão dele podemos aprender, nos fortalecer e desenvolver o sentimento de compaixão. Assim é que mais uma vez a sociedade se mobiliza e se organiza para prestar socorro às pessoas que mais precisam, arrecadando e distribuindo roupas e cobertores.  

Em nossa cidade nasceu no ano passado, 2021, uma importantíssima organização da sociedade civil que tem esse olhar compassivo, e que se atribuiu a missão de dar amparo às pessoas em situações de vulnerabilidade, o Saciedade – Comitê para a Promoção Social.

O principal diferencial do Saciedade é que ele agrega pessoas físicas e instituições de todos os setores da vida social. É quase que literalmente Catanduva abraçando a si mesma, mas com a atenção especialmente voltada para as pessoas em situações de vulnerabilidade.

Integram o Comitê não apenas organizações da sociedade civil, como clubes de serviço, instituições de ensino, associações, organizações religiosas, e quaisquer outros agrupamentos bem como todos os indivíduos que queiram servir. É o mais amplo arco de aliança de fraternidade da história da cidade, fato que anuncia que caminhamos a passos firmes para a construção de um mundo melhor para todos. 

Muito embora seja inegável a existência de aspectos tristes e perversos da sociedade humana, até para que possamos transformá-los, é preciso também reconhecer, valorizar e incentivar a prática das ações fraternas. E é por isso que mais uma vez eu convido todos a ser permitirem acreditar no Bem. Porque afinal de contas somos nós, humanos, que alimentamos o Lobo do Bem e o Lobo do Mal que vive em nós, individual e coletivamente. É nossa escolha alimentar um ou outro, e segundo nossa opção será o nosso destino.  

Por isso todos estão convidados a se aproximarem do Saciedade – Comitê para a Promoção Social – e a se unirem a todas as pessoas e instituições que o compõem, para assim, juntos, atuarmos em benefício dos seres. Porque juntos não somos apenas mais fortes. Somos melhores. 

Autor

Wagner Ramos de Quadros
É presidente da ARCOS e articulista de O Regional.