Retorno às aulas e os desafios do ensino

Com o reinício das aulas, a insegurança e outras situações são algumas das emoções que precedem a volta às escolas. Esses sentimentos são normais e comuns em várias idades. Afinal, as crianças precisam lidar com novos professores, novos colegas e um novo ambiente, além de novos conteúdos colocados em prática.

É evidente que mudanças geram preocupação, entretanto, é importante saber falar com elas. Com isso, existem vários motivos que podem dificultar o retorno às aulas.

A mudança, afinal, é um dos motivos que se constitui num desafio ao ensino. Isto posto ao longo das férias, geralmente existe tempo disponível para ficar com as crianças.

Nesse sentido, é importante que os pais, mães e pessoas responsáveis sejam a expressão de mecanismos para amenizar os impactos da mudança de rotina com o retorno para a escola, o mais prazeroso possível, visando, efetivamente, o aperfeiçoamento do ensino em todo o país e que seja bem-vindo.

Além do que narramos até aqui, vêm os problemas do desafio do ensino, que se constituem na falta de investimento em tecnologia e inovação, dificuldades na formação de docentes, violência nas escolas e modelos de ensino são debatidos por pesquisadores e profissionais atuantes nesse setor de extrema importância.

O Brasil passa por um momento com vários desafios na educação que vão desde um alto nível de evasão até a organização de um projeto de ensino médio que contemple as reais necessidades da área e, principalmente, dos alunos dentro de um contexto geral.

A falta de estrutura eficiente junto às escolas é debatida por pessoas especializadas nesse assunto, mormente no que concerne à violência nas escolas, faz com que planejamentos sejam colocados em prática para formação de bons alunos e que venham a contribuir para um país desenvolvido nas várias áreas da atividade profissional.

O Plano Nacional de Educação (PNE) é estipulado para cada dez anos em caráter constitucional. Para isso, reúne diretrizes e formas de monitoramento e avaliações para o período vigente no que tange a temas super desafiadores na educação como nível de escolaridade, taxa de alfabetização, qualidade na educação como um todo e investimento no setor de forma integrada entre os poderes e esferas públicas.

O plano atual foi previsto para o período de 2014 a 2024 e ele está com 45% das metas em retrocesso, além de sofrer com a falta de dados em monitoramento e a não divulgação de micro dados publicados por órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisadores Educacionais, ou seja, um enorme desafio na educação, diz o professor Anísio Teixeira do Instituto Nacional de Estudos e pesquisa.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, há de se focar as cinco principais situações vigentes: acesso à escola e o processo de aprendizagem, modelo distorcido de formação de docentes, falta de investimentos generalizados, além da inovação, esta, por sua vez, não deixa de ser imprescindível para a boa formação dos alunos.

A educação no Brasil hoje enfrenta desafios como desigualdade educacional, baixa qualidade do ensino, falta de recursos, além de investimentos em tecnologia, adaptação ao ensino remoto e falta de financiamento.

Nesse contexto, um dos desafios enfrentados pelos professores é a inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar regular. Muitos educadores não receberam a formação adequada para lidar com essa diversidade, o que pode gerar dificuldades na adaptação ao currículo escolar.

Autor

Alessio Canonice
Ibiraense nascido em 30 de abril de 1940, iniciou a carreira como bancário da extinta Cooperativa de Crédito Popular de Catanduva, que tinha sede na rua Alagoas, entre ruas Brasil e Pará. Em 1968, com a incorporação da cooperativa pelo Banco Itaú, tornou-se funcionário da instituição até se aposentar em 1988, na cidade de Rio Claro-SP, onde reside até hoje.