Reflexos da Primavera

Primavera, uma das estações mais importantes do ano, porém, tivemos dias atrás momentos em que a sombra de uma árvore se fazia necessária, diante de uma temperatura, onde o calor esteve perto dos 40 graus. Com isso, trouxe consequências e também alertou a população sobre a falta de estrutura para enfrentar as altas temperaturas. 

Uma das prevenções se concentra em beber muito líquido, ingerir alimentos leves, além de utilizar roupas adequadas à estação e manter os ambientes bem arejados. Além dessas recomendações, preferir a sombra quando estiver em local aberto.

Além do que narramos até aqui, primavera é considerada a estação mais bonita do ano, independente dos reflexos adversos. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas e que enchem os olhos de todos que apreciam os eventos da natureza.

As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, parques e jardins com aspecto alegre em toda a sua extensão com o advento dessa estação que sucede o inverno e precede o verão como as demais estações, cada uma com início em data específica.

Há de se ressaltar com certa exclusividade o fato de que as escolas públicas também estão dentro de um contexto de dificuldade encontrada aos estudantes com água quente nos bebedouros e salas de aula sem ventiladores, porém, não se trata de um problema somente de determinado estabelecimento de ensino, onde abrange repartições de toda a natureza.

Escolas municipais e estaduais no Brasil não são climatizadas sem falar no número de alunos afetados pelo chamado estresse térmico, condição em que a pessoa é submetida a calor acima do suportável pelo espaço de vários dias do ano.

Novas ondas de calor não estão descartadas para o Brasil, fazendo com que seja necessário um planejamento de espaços e serviços para evitar os riscos à saúde trazidos pelo calor em excesso em obediência aos fenômenos da natureza que se desenvolvem com toda eficácia. É o poder de uma força maior, a força do Criador em toda a sua plenitude.

Existem também outras situações críticas em relação às altas temperaturas que trazem extremo desconforto para pessoas em situação de vulnerabilidade, tanto é que os que vivem nas ruas quanto para as famílias que habitam barracos e outras moradias precárias, sofrem com a chegada do calor, às vezes de uma forma abrasadora, sem que tenham um teto adequado para se livrarem da quentura do Sol.

Especialistas alertam para os casos de desidratação e outras doenças que podem se espalhar no caso de novas ocorrências de longo período de temperaturas máximas recordes como ocorrida em lugares e regiões de natureza quente, onde os banhistas não veem outra opção senão recorrer às praias de algumas capitais do país.

São mudanças climáticas inevitáveis, pelas quais o único caminho, o mais salutar, passa a ser os preparos e precauções indispensáveis para suportar o calor que se estende a todos nós, porém, é claro, trata-se de uma passagem em que em certos momentos aparecem sinais do aparecimento de chuvas e é justamente o que aconteceu dias atrás, uma chuva rápida, mas o suficiente para dar um alívio a atual temperatura.

Independente dos reflexos da alta temperatura, primavera é conhecida como a estação das flores, além de ser considerada uma das mais agradáveis, porém, como tudo tem seu preço, a estação das paisagens que é bem-vinda aos olhos de todos, muitos sofrem com o advento das temperaturas, embora seja um período passageiro.

Autor

Alessio Canonice
Ibiraense nascido em 30 de abril de 1940, iniciou a carreira como bancário da extinta Cooperativa de Crédito Popular de Catanduva, que tinha sede na rua Alagoas, entre ruas Brasil e Pará. Em 1968, com a incorporação da cooperativa pelo Banco Itaú, tornou-se funcionário da instituição até se aposentar em 1988, na cidade de Rio Claro-SP, onde reside até hoje.