Reflexões em Paulo Freire

 

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” Paulo Freire 

Começar uma reflexão acerca da frase de Freire é de certa forma um desafio, principalmente porque o autor é intensamente atacado, em especial por aqueles que sequer leram um livro da sua vasta coleção. Mas por que começar com Freire se é sabido que irão descredibilizar tal propositura? Para tanto, coloquemo-nos a refletir sobre o papel do educador e da educação na sociedade, para muitos, é necessário o dom, para outros, gostar de crianças, outros ainda, pelos valores humilhantes dos vencimentos que recebemos.  

O que a maioria desconsidera é que para ser um bom educador, se faz necessário constantes atualizações, formações, cursos, aquisição de material, tudo para que possa se autoformar na prática e na reflexão sobre a prática. Um sujeito reflexivo e acrescento aqui crítico, não se colocará à mercê de imposições sem uma proposta plausível e que realmente tenha o objetivo claro de atingir positivamente a sociedade. Um sujeito crítico e reflexivo, não apresentará passivamente conteúdos a uma turma sem que esteja balizada em uma proposta que traga condições aos seus alunos de assimilarem e construírem novas interpretações, sobre conteúdos, sobre a sociedade em que vivem... sobre o mundo. 

Não, não somos agraciados pelo Dom divino, nem tampouco trabalhamos por amor, embora amemos o que fazemos... note que há diferença e que esta fique muito clara a todos... Amar o trabalho de educar não é e nunca será trabalhar por amor. Mas enfim... o educador está em constante formação, pois o mundo se atualiza com uma velocidade absurda e não estar enquadrado nestes panoramas tão fluídos e talvez, lembrando Bauman, tão líquidos, é estagnar-se e não cumprir com seu papel na sociedade. 

O educador tem um importante papel na sociedade, talvez o mais sublime entre todas as demais profissões, que é dar condições palpáveis de que todo conhecimento chegue de forma acessível a todos os seus educandos, possibilitando o avanço do conhecimento e a formação de outros profissionais e se você desconsidera este papel, apontando ou fazendo julgamentos sobre as justas lutas, talvez não tenha realmente olhado o educador como ele realmente é e tudo o que o universo da educação lhe propôs... 

E finalizo com outra frase de Freire “A educação faz sentido porque as mulheres e homens aprendem que através da aprendizagem podem fazerem-se e refazerem-se, porque mulheres e homens são capazes de assumirem a responsabilidade sobre si mesmos como seres capazes de conhecerem”. 

 

 

 

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva