Receita milagrosa

Piorou bastante nos últimos anos. As ferramentas sociais da internet, confiando na distância com o cliente e na impessoalidade, inundaram as redes com propaganda, sem filtro algum. Não tem jeito de escapar. Você será alcançado por algum cidadão querendo te empurrar alguma forma mais fácil de resolver algum problema que normalmente é insolúvel ou difícil de resolver. Aí me vem à mente um dos mandamentos da gestão: “todo problema complexo tem uma solução simples... e inadequada”.

Ontem foi um dia intenso. Começou logo cedo com a oferta de “fale inglês fluentemente em 30 dias”. Método garantido. Utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos e por artistas estrangeiros de Hollywood. Eu sempre tive excelentes professores de inglês. Sei o trabalho que dá para você dominar um idioma de forma decente. São anos de dedicação, centenas, milhares de horas. 30 dias? Só se for algum curso de mímica!

Tem o famoso “assista antes que a indústria farmacêutica tire este vídeo do ar”. E aí dizem que está tudo errado quando se trata do tratamento de diabetes, hipertensão arterial, gota, impotência sexual, perda da memória e tudo o mais que possa afligir a saúde de um pobre sofredor de algum daqueles males. E começam a falar de um fruto milagroso vindo das selvas de algum país distante, que só os nativos conheciam. E os vídeos são extremamente prolixos, fazem um rodeio danado, demoram para chegar no fim, onde oferecem quatro potes de cápsulas pelo preço de um. Oferta especial! Quem deveria tirar o vídeo do ar é a polícia. Só tem um problema: tem quem goste, tem quem acredite. Paciência!

Tem também o “seja um palestrante de sucesso”. Se desse certo para todos os alunos que fazem os cursos, não existiriam recintos e datas livres. Tenho um amigo, muito tímido. Fez um curso desses. Evoluiu. Agora as pessoas conseguem ouvir o “bom dia” dele. O engraçado é que esses cursos pretendem ensinar a falar, seja qual for o objetivo. Pululam os cursos de “oratória”. Nunca vi um curso de “escutatória”. O pior é que o mundo e os grupos de Whatsapp estão cheios de opiniões. A maioria sem noção nenhuma de realidade. Eu, que sempre falei bastante, estou indo na direção contrária: falando cada vez menos. O silêncio tem muito mais vantagens do que possamos imaginar.

Mas o pior de todos são os vídeos do tipo “emagreça comendo”. Vem com fórmulas mirabolantes para acelerar metabolismo, queimar calorias e bobagens do gênero. Aí sim mexem comigo. Estou numa idade em que até água e o ar atmosférico me engordam. Tudo é gostoso. Não dá para comer apenas um prato de feijoada. Vai ver estão todos equivocados: a ciência, os médicos, os medicamentos. Bom mesmo é o último curso que me apareceu. Foi no Youtube. “Emagreça dormindo”. Milagres acontecem. Bobo de quem não acredita!

Autor

Toufic Anbar Neto
Médico, cirurgião geral, diretor da Faceres. Membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. É articulista de O Regional.