Realidade brasileira

Quando constatamos que um homem, em plena rua Maranhão e à luz do dia, sem temer o grande movimento naquele ponto, aventurou-se ao se lançar pela janela de um carro para sequestrar a motorista, é sinal que as coisas estão muito erradas. Ele inclusive tentou mais de uma vez, podendo ser visto, denunciado, filmado – como inclusive foi. Mas nada disso importou.
 
Talvez tenha sido o primeiro registro desse modus operandi na cidade, aliás, um tanto quanto inusitado. A fuga relatada, em que a vítima consegue fugir e, depois, tem-se o relato de um capotamento, o percurso por caminhos evidentes para a polícia, tudo isso demonstra que não havia plano, que não havia tática, tampouco quadrilha ou alvo específico para o crime.
 
A palavra que melhor define a história é desespero. Seja pela busca de dinheiro a todo custo ou pelo uso de drogas ou álcool, ou a mistura dos dois fatores: na necessidade urgente de dinheiro para bancar o vício. Ou, se nada tiver a ver com drogas, a história revelará algum outro tipo de drama de vida que, de uma forma ou outra, faz com que o episódio evidencie quão grave está a situação do país nos mais diversos aspectos.
 
Pode parecer um caso isolado, pontual, por ser extremado, mas os crimes se espalham sem controle, das mais variadas formas, causando temor. São furtos e roubos que vão de celulares a veículos ou imóveis, golpes virtuais e reais e, agora, sequestro. Qualquer avanço parece distante e o mais triste é, justamente, a falta de perspectivas.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.