Quero verde novo

A vida humana é inviável sem a vida da Natureza como um todo. Somos interdependentes, não só os humanos, mas todos os seres, todos os Reinos. Somos, no fim do dia, uma coisa só! Essa é uma realidade que os povos originários conheciam, e que nós, civilizados e modernos, teimamos em desconhecer.

Esse desconhecimento e, portanto, o desrespeito à Natureza inexoravelmente cobra o seu preço: o aquecimento global e a piora das condições de vida no planeta são consequências inevitáveis.

Então, para construir melhores condições de vida, é necessária a decisão cuidar da Natureza, protegendo-a de nós mesmos. A ARCOS decidiu fazer algo a respeito. E o primeiro passo é a Arborização. Acreditamos que investir no plantio de árvores é uma medida indispensável para a recuperação física do Meio Ambiente, e para a transformação da nossa consciência ambiental.

Lançamos a Campanha Permanente pró Meio Ambiente, e como símbolo dessa iniciativa plantamos em fevereiro passado uma árvore em frente à futura sede da ARCOS (o prédio está sendo reformado - Rua Alvorada do Sul 77, Vila Engrácia). Desde então plantamos mais 47 árvores (rua Cambé, avenida Palmares Paulista, ruas Aracaju, Santos e Araraquara).

A nossa próxima meta é chegar a 100 árvores plantadas, em julho, com uma intervenção em praças do Jardim Imperial.

Os passos dados até agora somente foram possíveis porque essa Campanha da ARCOS foi apoiada pela Prefeitura de Catanduva (Secretarias do Meio Ambiente, Administração e Educação) e pela Usina Tietê. A continuidade e o sucesso da Campanha dependem de todos nós, empresariado, Poderes Públicos e Terceiro Setor.

A centésima árvore será, em julho, apenas a primeira de muitas centenas que virão, e que transformarão Catanduva em uma cidade melhor para todos, e para tudo.

Autor

Wagner Ramos de Quadros
Juiz do Trabalho e diretor de Relações Institucionais da Arcos.