Prova final

Prova final  

Estudantes de uma escola do segundo grau em uma pequena cidade de Ohio desconfiam que seus professores foram transformados em alienígenas. Eles se unem para entender o que está por trás do caso. 

De Robert Rodriguez, diretor norte-americano de descendência mexicana responsável por muitos filmes que se tornaram cult inclusive no Brasil, como 'El mariachi' (1992) e seu remake, 'A balada do pistoleiro' (1995), 'Um drink no inferno' (1996) e 'Sin City: A cidade do pecado' (2005), 'Prova final' (1998) é um de seus trabalhos mais diferentes e criativos. É um terror com humor negro e criaturas bizarras, sobre um grupo de estudantes que investigam o comportamento de seus professores, ao desconfiarem que os corpos deles foram tomados por aliens. Na época do VHS, o filme fez certo sucesso entre os jovens e ajudou a firmar a carreira do diretor nos EUA (esse foi o seu quarto longa-metragem). 

Rodado dentro de uma escola real em Lockhart, no Texas, com os verdadeiros habitantes da cidade, o filme marcou a estreia da panamenha de mãe brasileira Jordana Brewster, que em seguida entraria para o elenco de 'Velozes e furiosos' e faria quase toda a franquia.

Também foi a estreia do rapper Usher como ator, e vários atores estavam em início de carreira, como Josh Hartnett, Elijah Wood, Clea DuVall e Shawn Hatosy. Outros já eram conhecidos por filmes de terror e ação, como os professores tomados por aliens, Robert Patrick (o T-1000 de 'O exterminador do futuro 2: O julgamento final'), Piper Laurie (nomeada a três Oscars, dentre as indicações como a mãe da personagem de 'Carrie: A estranha'), Bebe Neuwirth (da série 'Cheers') e Daniel Von Bargen (de 'O mestre das ilusões') – sem contar ainda as participações das lindíssimas Salma Hayek e Famke Jansse. 

A trama tem ecos de 'O enigma de outro mundo' (1982), e até o diretor presta uma homenagem ao filme de John Carpenter, na cena do teste das drogas. Traz fortes evidências de outros filmes do gênero, como 'Vampiros de almas' (1956) e do remake 'Invasores de corpos' (1978), que falavam de uma forma alienígena que se apoderava do corpo dos humanos transformando-os em estranhos zumbis.

O roteiro, com cara de filme scifi dos anos 70/80, foi escrito em 1990, porém engavetado, e somente oito anos depois a produtora Miramax, dos irmãos Weinstein e naquela época recém-adquirida pela Disney, resolveu rodar o projeto – o roteirista Kevin williamson, criador da franquia 'Pânico', assumiu e reescreveu o roteiro, com mais cenas slasher (de mortes sangrentas) e inserindo criaturas melequentas. Para os fãs, um prato cheio! 

Acaba de sair em DVD pela Classicline, com luva e card, e como extra, bastidores do filme. 

 

Prova final (The faculty). EUA/México, 1998, 104 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Robert Rodriguez. Distribuição: Classicline (DVD de 2022)

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva