Primórdios da Educação em Catanduva

Já dizia Jean Piaget, uma das maiores mentes pensantes no campo educacional, que “(...) a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.

Refletindo um pouco sobre a citada frase, fica clara a importância que a educação tem dentro de qualquer sociedade, no que diz respeito ao desenvolvimento do ser humano como indivíduo pensante, que atua dentro do seu meio social.

Infelizmente, ela não ocupa o lugar que realmente merece, já que muitos ainda não conseguem ter acesso a uma educação de qualidade.

Quando o Sr. Ernesto Ramalho, primeiro prefeito de Catanduva, assumiu o cargo de chefia do Executivo, em 1918, uma de suas principais preocupações centrava-se na questão da educação pública. Isso fica claro, desde o início, pois uma das primeiras leis criadas em nossa nascente Catanduva já tratava desta questão.

De acordo com lei Nº 04, de 20 de abril de 1918, esta “regula sobre a Instrução Pública, no município, com a criação de 10 escolas municipais”. Anterior a essa data, pouco sabemos de como se dava o ensino na pequena vila.

O primeiro grupo

Os primeiros relatos acerca da educação pública em nossa cidade datam o ano de 1919, quando se deu a instalação do 1º Grupo Escolar de Catanduva, que se localizava na rua Pará, esquina com rua Paraíba, em um prédio que ao longo dos anos abrigou inúmeros estabelecimentos públicos, como a Prefeitura e a Câmara Municipal, bem como a Biblioteca Pública e a Farmácia Municipal.

Sabe-se que seu primeiro diretor foi o Prof.º Júlio de Faria e Souza, porém a falta de documentação até o momento impossibilita maiores análises, já que apenas tem-se dados, novamente, no ano de 1932, cuja a direção estava a cargo do Prof.º Eduardo da Costa Nunes, permanecendo no cargo até 1934.

Em 1935, assumiu a direção o Prof.º Jerônimo Santos Aguiar, sendo substituído em 1938 pelo Prof.º Gastão Silveira, que permanece até 1941.

Nesta data, seis classes desta escola passaram a compor o Curso Primário anexo à Escola Normal Dr. Adhemar de Barros, a partir de 17 de junho de 1939.

Mais escolas

Depois da instalação desse grupo inicial, deu-se a instalação do 2º Grupo Escolar de Catanduva no dia 03 de fevereiro de 1925, no bairro do Higienópolis. Por falta de documentação, também, os primeiros registros que se tem a respeito desta instituição escolar datam o ano de 1932, quando o seu diretor era o Prof.º Vitorino Pereira.

Dez anos depois, criava-se na cidade o 3º Grupo Escolar tendo como primeiro diretor o Prof.º Gastão Silveira.

Este grupo começou a funcionar com seis classes, mas como não tinha ainda prédio próprio, duas classes foram instaladas no 1º grupo escolar (na rua Pará esquina com rua Paraíba) e outros quatro no prédio do 2º Grupo Escolar, na rua Mato Grosso, 94 (Higienópolis).

Poucos tempo depois, através do decreto 10.381 de 06 de julho de 1939, o interventor Dr. Adhemar Pereira de Barros, além de unir o 1º e o 2º grupo escolar, aprovou os termos de um contrato de arrendamento do Governo do Estado, de dois prédios situados à rua 13 de Maio nº 83 e 85 (entre ruas Sergipe e Alagoas), fazendo reparos e as adaptações necessárias. Em agosto de 1939, doze classes passaram a funcionar ali.

Em 1944, pelo decreto 14.215 de 04 de outubro de 1944, publicado no D.O. de 05 de outubro do referido ano, esse 3º Grupo passou a denominar-se Grupo Escolar Paulo de Lima Corrêa. Em 1946, passou a funcionar em prédio da rua Treze de Maio nº 339, transferindo-se para a rua Maranhão Nº 898 e só em fevereiro de 1967 se instalou em prédio próprio, construído especialmente para ele.

O São Francisco

Ainda no que toca sobre o ensino público em nossa cidade, vale destacar a criação do 4º grupo escolar, instalado no dia 11 de agosto de 1944, que teve como sua primeira diretora a Prof.ª Floripes Marques de Andrade e que levava o nome de Grupo Escolar do São Francisco.

Em 1946, este grupo escolar passou a funcionar em prédio próprio, no local onde hoje se encontra o Fundo Social de Solidariedade de Catanduva.

De acordo com o jornal A Cidade, de 02 de março de 1946, este relata a respeito da mudança do 4º grupo: “A instalação daquele estabelecimento de ensino primário em seu prédio representa mais um passo em favor da obra de alfabetização de nossa infância, setor para o qual a atenção do nosso governador municipal se tem voltado com intenso e constante carinho”.

Posteriormente, o 4º Grupo Escolar teve sua nomenclatura alterada para E.E. Dinorah Silveira Borges e está localizado, atualmente, na avenida Barão dos Cocais, Nº 340.

Fonte de Pesquisa:

- Jornal A Cidade, de 02 de março de 1946.

- Jornal O Regional, de 07 de setembro de 1973.

- Material pesquisado no acervo do Cento Cultural e Histórico Padre Albino

Fotos:

Alunos diplomados do 1º Grupo Escolar de Catanduva no ano de 1920. Interessante percebermos nesta foto os uniformes dos alunos, seguindo um grande exemplo tradicional da época

Foto tirada em 1953/1954 em ocasião da formatura dos alunos do 4º ano do Curso Primário anexo à Escola Normal Dr. Adhemar Pereira de Barros

Alunos diplomados do 1º Grupo Escolar de Catanduva no ano de 1934, cujo a direção, nesta época, estava a cargo do Prof.º Eduardo da Costa Nunes. Vale notar o destaque da bandeira do Brasil, demonstrando maior civismo em tempos passados

Prédio que abrigou o 1º Grupo Escolar de Catanduva, localizado na esquina das ruas Pará e Paraíba, instalado em 1919. Esta foto data do ano de 1932

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.