Prefeitos e a gestão pública

O Brasil, em toda a sua extensão, possui cerca de seis mil prefeitos, enquanto São Paulo é composto de um pouco mais de 600 executivos municipais.

A principal dificuldade encontrada pelos prefeitos se restringe à falta de recurso suficiente para levar avante a gestão pública, principalmente no que concerne às obras consideradas prioritárias, além de outras dentro desse contexto administrativo.

A administração pública municipal é tão complexa quanto importante. Além da necessidade de atender um número altíssimo de pessoas, é preciso se focar em diversos aspectos da sociedade que contribuem para que o público tenha uma ótima qualidade de vida.

São abordados assuntos desde saúde, educação, segurança, até economia, além de diversas outras situações que correspondem à administração municipal. Com isso, surge uma combinação de competências que é praticamente única e indispensável à boa conduta do gestor público.

À vista dessa explanação, gera uma enorme série de desafios e que faz parte do dia a dia de uma administração voltada ao interesse da coletividade.

Há milhares de prefeitos espalhados pelo Brasil afora que lamentam não poder administrar de uma forma mais extensiva no campo da gestão pública, já que o Poder Judiciário está sempre presente em milhares de prefeituras em função dos precatórios que dificultam o aceleramento das obras de utilidade a uma população que clama pelas suas realizações.

Entre muitos desafios enfrentados pelos gestores públicos se concentram na falta de recursos, burocracia excessiva, servidores públicos desmotivados, máquina pública deficitária, déficit a pagar de outras gestões anteriores e ineficientes dentre outros motivos pertinentes à boa condução de uma administração municipal. Dentro desse patamar, a gestão atual necessita se adaptar melhor às novas tendências de transição como sendo uma das necessidades prioritárias.

Adotar boas políticas de governança é fundamental, tanto para o desenvolvimento de um país quanto para o avanço da sociedade. No entanto, para isso ocorrer, de fato, torna-se imprescindível que os governantes consigam atingir altos níveis de transparência e eficiência na gestão, seguindo os princípios básicos que compõem uma governança dentro dos padrões exigidos pela evolução do sistema administrativo.

A gestão no setor público existe como forma de garantir eficiência e transparência na gestão pública, impedir irregularidades e reduzir folhas que possam comprometer o atendimento das necessidades da população. Além disso, é extremamente fundamental para assegurar que seja prestado um serviço de qualidade à sociedade e à própria comunidade existente em cada município brasileiro.

Entende-se como gestão pública o emprego de conhecimentos e técnicas de gestão voltados para a administração de instituições públicas municipais. Sendo assim, gestão pública municipal é a administração da iniciativa pública voltada para as políticas de interesse comum da população dos municípios brasileiros.

Quanto aos desafios, há de se destacar um dos principais enfrentados pelo gestor público de qualquer cidade: oferecer serviços públicos de qualidade, além do que a Saúde e Educação são direitos básicos de todos. Assim é que, investimentos nesses setores, são igualmente essenciais e podem ser o começo de uma evolução quantitativa para as cidades que desejam promover mudanças.

Autor

Alessio Canonice
Ibiraense nascido em 30 de abril de 1940, iniciou a carreira como bancário da extinta Cooperativa de Crédito Popular de Catanduva, que tinha sede na rua Alagoas, entre ruas Brasil e Pará. Em 1968, com a incorporação da cooperativa pelo Banco Itaú, tornou-se funcionário da instituição até se aposentar em 1988, na cidade de Rio Claro-SP, onde reside até hoje.