Ponta da agulha

A meta da campanha de vacinação contra a gripe é imunizar 90% dos públicos-alvo e, até o momento, apenas 40% foi imunizado em São Paulo, o que representa pouco mais de 5,1 milhões de pessoas. Em alguns públicos a cobertura é menor que 20%. A situação é exatamente a mesma em Catanduva.

Na cidade, a cobertura é de apenas 35% e não passa de 16% entre o público infantil, aquele que precisa necessariamente ser levado pelos pais ou responsáveis. Esse cenário mostra tendência de comportamento da população como um todo, independente da localidade, e chega a surpreender, se levar em conta que todo esse público foi recentemente aos postos de vacinação em busca de suas doses contra a Covid-19, que alcançou índices bem significativos.

Talvez colabore com esse fato a campanha até certo ponto tímida voltada a essa vacina ou mesmo a cultura de que gripe não leva gravidade, como foi o caso do coronavírus.

Outro problema correlato é que, no caso das crianças, a campanha também se destina à imunização contra o sarampo e, se as crianças não estão sendo levadas aos postinhos, é bem provável que a cobertura para essa outra doença também fique aquém do esperado e a preocupação com novos casos fique além do que seria necessário, já que a prevenção está logo ali, na ponta da agulha.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.