Política brasileira e suas origens

Sobre o cenário político do Brasil é muito triste admitir que o vendaval que assola o nosso país desestabilizou nossa credibilidade, maculou grupos sociais, além de comprometer pessoas em todos os escalões políticos e civis pelas articulações duvidosas. Infelizmente, como espectadores desse teatro político sofremos as consequências como se protagonistas fôssemos.

Somos brasileiros e muitos de nós elegemos pessoas que deveriam resolver os problemas da população. Isto, sem falar que muitos depositaram confiança e fé nos governantes.

Hoje, neste palco de atores bem preparados, constatamos um espetáculo deprimente de corrupção e de fraqueza humanas, como se um vírus estivesse deformando a personalidade e identidade dos personagens, pois a vidraça foi quebrada pela pedra e o rombo foi enorme, pois a vidraça e a pedra pertenciam à mesmo edeologia.

Dentro do quadro político, não há lugar para individualismo, nem a busca essencialmente do exercício do poder e das benesses do prestígio. Há necessidade de uma definição como homem público de ser preparado para a clareza de propósitos e ações, fundamentando suas metas no bem comum em detrimento de interesses pessoais e articulações objetas de situações contrárias à boa condução da política.

A política do Brasil funciona sob o modelo de República Federal Presidencialista, formada pela união que compreende os Estados, o Distrito Federal e os municípios, sendo que o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.

A emancipação política do Brasil ocorreu em 1.822, devendo ser analisada com boa parte de um processo que começou a ser desenhado anos antes, em consonância com boa parte da historiografia que aborda o tema. Dessa forma, o ano de 1.808 desponta como um marco para o caminhar da independência política brasileira.

A política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, vida em comum, às regras, leis e normas da conduta dessa vida. Nesse caso, é, sobretudo, o ato de decisão que afetará todas essas questões. Em suma, a política funciona para regular os conflitos sociais.

Ela, a política, um instrumento que faz parte da vida dos políticos que se dispõem a servir a Pátria com dignidade e que está atrelada à democracia. Esta é definida como um regime político diretamente ou através de representantes eleitos na proposta do sufrágio universal.

Cenário político foi analisado no programa de convidados internacionais por ocasião das eleições ocorridas em 2.022, ocasião em que palestrantes debateram o contexto histórico do eleitorado, a influência das redes sociais e a importância das instituições públicas para a defesa da democracia.

No programa de convidados internacionais em função das eleições de 2.022, que aconteceu no Hotel Windsor, em Brasília (DF), abordou uma série de questões que traçam um panorama do cenário político brasileiro e do processo eleitoral do país, alvo de estudo da comunidade internacional que acompanhou o evento que ocorreu numa das semanas dentro de um dos meses de 2.022.

O Brasil, historicamente, tem um cenário político bem complexo. Seja por conta do tamanho do país ou mesmo pela enorme diversidade de pensamentos dentro de um mesmo território, existe muito espaço para discussões e eventuais mudanças dentro do país.

Afinal, espera-se dos políticos uma política voltada ao interesse da população, visando atos que possibilitem o crescimento e o desenvolvimento do Brasil em todas as áreas que o compreendem.

Autor

Alessio Canonice
Ibiraense nascido em 30 de abril de 1940, iniciou a carreira como bancário da extinta Cooperativa de Crédito Popular de Catanduva, que tinha sede na rua Alagoas, entre ruas Brasil e Pará. Em 1968, com a incorporação da cooperativa pelo Banco Itaú, tornou-se funcionário da instituição até se aposentar em 1988, na cidade de Rio Claro-SP, onde reside até hoje.