PENEIRA FINA – TERÇA-FEIRA – 18.10.22

Corrida

No último fim de semana, durante a Corrida Kids, promovida pela Prefeitura de Catanduva, um caso inusitado ocorreu. Autoridades e organizadores foram convidados a participar de baterias da prova, como forma de abraçar o espírito esportivo e entreter o público. Resolveram aceitar o desafio Mauricio Gouvea, Cláudio Romagnolli, Gleison, Victor Daltin, Padre, Claudinho, Marco Braga, Ivania Soldatti, além de professores da Unifipa.

A queda

Porém, nem só de alegria e momentos lúdicos foi marcado esse evento. Na segunda bateria das autoridades, Ivania Soldatti, a única presença feminina na prova de brincadeira, acabou levando um tombo, indo se estatelar no chão. Aparentemente, ela não sofreu nenhum ferimento sério. Mas, dizem as más línguas, ela teria ficado uma fera, pois, segundo consta, teria recebido uma cotovelada enquanto corria. Como não havia VAR no local, jamais saberemos o que de fato ocorreu.

Reportagem internacional

Nos últimos dias, Catanduva recebeu a equipe de reportagem de um canal de televisão franco-alemão chamado Arte TV. Os profissionais vieram à cidade captar imagens para a uma matéria que trata do bolsonarismo no Brasil. Um dos entrevistados é o empresário Ricardo Rebelato, que apoia a reeleição de Jair Bolsonaro à presidência.

Canal público

Com sede na cidade de Estrasburgo, na França, a Arte TV é uma emissora de serviço público e de vocação europeia. Ela foi fundada em 1991 e conta com diversos programas jornalísticos em sua programação.

Tiros

O fato político que agitou a campanha eleitoral em São Paulo, ontem pela manhã, foram os tiros disparados na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul da Capital, no horário em que a comitiva do candidato Tarcísio de Freitas visitava o local, acompanhando a inauguração de um polo educacional. Um suspeito, cuja identidade não foi divulgada, acabou sendo morto pela polícia militar, que atendeu à ocorrência. Ninguém na comitiva ficou ferido.

Atentado?

Assim que a notícia do tiroteio foi divulgada, chegou a circular nas redes a versão de que Tarcísio poderia ter sofrido um atentado. A PM e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, porém, não confirmaram essa versão. A maioria dos veículos de imprensa (muitos dos quais estavam no local próximo ao ocorrido) tratou o episódio como tiroteio. No momento em que os disparos começaram, repórteres, fotógrafos e apoiadores do candidato se jogaram no chão, a fim de evitar serem atingidos por alguma bala.

Debate quente

Anteontem, ocorreu o primeiro debate entre os candidatos à presidência, no segundo turno. O evento, transmitido por um pool de emissoras liderado pela Band, foi marcado por muitas trocas de ofensas entre os candidatos. Durante boa parte do tempo, um ficou chamando o outro de mentiroso e coisas do gênero.

E as propostas?

Ao fim da transmissão, especialistas ouvidos pela própria emissora queixavam-se da ausência de propostas dos candidatos para seus eventuais futuros governos. Na prática, porém, as

próprias regras do debate permitiram que a situação terminasse dessa forma, ne medida em que os deixou soltos para se atacarem, quase que numa rinha de políticos.

Pensando bem...

Todo ano, sempre que ocorrem trocas de acusações em debates, é comum uma parcela do público se queixar da ausência de propostas. De fato, é importante saber os planos daqueles que pretendem nos governar. Por outro lado, o público tem também o direito de comparar as trajetórias dos políticos. Se o candidato A, que já ocupou ou ocupa cargos importantes no país, diz que vai fazer algo, por que temos de acreditar nele? O que dá credibilidade à palavra do político é seu currículo e trajetória. Nesse sentido, se não sabemos o que a pessoa já fez ou deixou de fazer, como poderemos ter a certeza de que ele cumprirá suas promessas? Política não aceita cheque em branco.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.