PENEIRA FINA – QUARTA-FEIRA – 19.10.22

Dia do Nascituro

O vereador Maurício Riva (PDT), que tem forte atuação na Igreja Católica em Catanduva, apresentou projeto de lei que institui o Dia do Nascituro e a Semana da Defesa da Vida no município. A votação seria ontem à noite e o vereador estava promovendo uma mobilização para divulgar a proposta.

Aborto

O tema de que trata o projeto tem ganhado protagonismo nos últimos anos, especialmente durante o período eleitoral, porque toca na questão do aborto, cuja liberação é defendida por alguns grupos que militam a favor dos direitos femininos, ao mesmo tempo em que é criticada, especialmente por grupos religiosos. O projeto de Maurício Riva não menciona a palavra aborto na parte da lei em si (só na justificativa), mas nem precisa, pois está mais do que claro de que se trata.

Autoriza

A fim de evitar a invasão de competências do Poder Executivo, Maurício Riva optou por tornar a proposta autorizativa. Ou seja, ele não obriga a prefeitura a realizar as atividades e ações previstas. Apenas autoriza e recomenda que faça. Caso adotasse uma fórmula mais impositiva, o texto criaria uma saia justa e tanta para o prefeito Osvaldo de Oliveira Rosa, que é padre. Ele acabaria sendo obrigado a vetar um projeto que trata de defesa da vida intrauterina e dos direitos do nascituro. Como, aliás, já vetou diversos projetos de outros vereadores, com a justificativa de que seriam inconstitucionais.

Palestras e conscientização

No formato atual, o projeto do vereador fica mais voltado para ações de conscientização, como palestras e eventos que tratem do tema. O Dia do Nascituro seria celebrado em 8 de outubro.

Vinholi

Mudando de assunto, continua a epopeia dos tucanos ligados a Rodrigo Garcia, tentando garantir sua sobrevida política. Ontem, circulou na cidade uma foto do ex-deputado e ex-secretário Marco Vinholi, ao lado do candidato a governador Tarcísio de Freitas (PSDB). Já está mais do que claro que os tucanos tentam, a todo custo, posar para o mundo como grandes fiadores de uma eventual vitória eleitoral de Tarcísio. A esperança deles é manter alguns nacos de poder, no ano que vem. O que deve ser difícil, dadas as animosidades que sempre marcaram as relações entre os dois grupos políticos.

APA

A vereadora Ivania Soldatti (Republicanos) quer declarar a Associação Solidária de Proteção e Cuidado aos Animais de Catanduva (APA) como sendo de utilidade pública. Caso a proposta venha a ser aprovada, a entidade terá condições de firmar convênios com o poder público municipal e receber recursos da prefeitura.

Aliás

Dias atrás, noticiamos a respeito da Casa Pet, que a prefeitura vai instalar no Parque Iracema, a fim de prestar atendimento a bichos de estimação. Até o momento, porém, não ficou claro como será a gestão desse serviço. Será que a ideia é utilizar funcionários de carreira já contratados ou trazer novos profissionais, via concurso público? Outra saída seria a gestão terceirizada, no estilo na UPA. Nesse caso, o município teria de contratar uma empresa ou organização que atua nessa área.

Último colocado

A Corrida Kids ainda rende muito assunto no meio político. Além da queda de Ivania, da qual já tratamos aqui, merece nota também o desempenho do presidente da Câmara Municipal, Gleison Begalli (PDT), nas baterias realizadas no último fim de semana. Apesar de sua conhecida militância no meio esportivo, o vereador obteve a proeza de terminar em último lugar, na disputa com as demais autoridades. Vale lembrar que o xadrez, esporte que projetou Gleison na cidade, é uma atividade que envolve mais concentração e raciocínio.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.