PENEIRA FINA – DOMINGO – 16.10.22

Dia do Professor

Em 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor. A data costuma ser marcada por inúmeras homenagens, não apenas as espontâneas, feitas por alunos, mas também das próprias autoridades públicas, que aproveitam o momento para mostrar ao mundo o quanto valorizam (ou dizem valorizar, pelo menos) a educação. Em Catanduva, a conta oficial da prefeitura postou uma homenagem aos professores, só nos stories, publicação que desaparece depois de 24 horas.

Silêncio

Ao contrário das demais lideranças políticas da região, o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) não fez qualquer manifestação pública a respeito do Dia do Professor. Ele visitou igreja evangélica, abençoou inauguração de escola de idiomas, falou de castração de animais e de aeromodelismo, mas não fez qualquer menção aos educadores do município.

Mágoa?

A bem da verdade, a relação do prefeito com os professores não tem sido nada boa, nos últimos tempos. Tudo começou a partir de março, quando a categoria passou a questionar o modo com a rede municipal calcula o piso nacional do magistério, tratando o abono do Fundeb como parte do salário. Os educadores fizeram intensa mobilização, mas seu clamor não foi ouvido. No fim das contas, a reestruturação do serviço público municipal, aprovada no fim de agosto, limitou-se a incorporar o abono aos salários desses profissionais.

Em boca fechada...

Considerando-se os ânimos acirrados que ainda permeiam esse tema em Catanduva, o silêncio do prefeito talvez seja a saída menos danosa, em termos políticos. Desejar parabéns aos professores, neste cenário em que muitos deles se consideram lesados financeiramente, seria o mesmo que criar um muro das lamentações, onde o nome e a imagens do prefeito é que acabariam sendo apedrejados (metaforicamente falando).

Coragem

Outra cidade da região onde o piso do magistério anda dando muito que falar é Palmares Paulista. Nesse caso, porém, a prefeitura resolveu assumir o risco e postar uma homenagem aos professores. Até o início da tarde de ontem, a publicação não tinha comentários negativos (nem positivos, aliás).

IPMC

Na última sexta, Padre Osvaldo publicou decreto autorizando a suplementação de recursos no IPMC. Significa, basicamente, que o instituto poderá pegar dinheiro que estava reservado para determinado fim orçamentário e utilizar em outras áreas. No total, o IPMC poderá realocar quase R$ 5,6 milhões, que estavam no fundo de reserva e agora irão para pagamento de aposentadorias e pensões. Essa suplementação é necessária por conta dos impactos ocasionados pela reestruturação do serviço público municipal.

Mega feriado

A mudança da folga do Dia do Servidor Público, de 28 para 31 de outubro (segunda-feira), com direito a ponto facultativo no dia 1º de novembro antecedendo o feriado de finados, será seguida pela Câmara Municipal de Catanduva. O presidente Gleison Begalli (PDT) publicou portaria na última terça-feira (11), regulamentando os dias de descanso no Legislativo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.