PENEIRA FINA – 31.10.23

Demora que irrita e facilita os famosos aditamentos

A reclamação feita por populares sobre a lentidão para conclusão de obra da Superintendência de Água e Esgoto, a Saec, no Giordano Mestrinelli, é só mais um exemplo de tantas outras obras públicas da cidade e do país que se arrastam por meses até que o aditamento seja feito. É lucro quando a prorrogação é só do prazo, pois normalmente o aditivo vem acrescido por reajuste e, diante da inflação, parece bem fácil justificar isso. O que é difícil de explicar, na verdade, é que os trabalhos sejam feitos de forma tão vagarosa, com expediente no local apenas uma ou duas vezes na semana. Como dito, se formos aferir o início e término, obra por obra, para ver se os prazos foram cumpridos, provavelmente poucas empresas terão respeitado o contrato inicial.

Milionária

A Saec abrirá nesta terça-feira, dia 31, às 13h30, as propostas comerciais das quatro concorrentes da licitação de R$ 1,2 milhão que prevê “execução de serviços em diversos locais da cidade”. É aquele contrato chamado no setor público de SOS, ou seja, é uma lista longa de pequenos serviços de manutenção em prédios, coberturas, passeios, fechamentos e reparos em geral que a empresa ganhadora passa a fazer de forma emergencial no dia a dia. Difícil é fiscalizar isso.

Reclamação

Morador reclama que a Praça da Matriz continua sendo ocupada por carros, principalmente em horários de missas, mas também em qualquer hora do dia. Os veículos param em cima da praça sem qualquer tipo de regramento e, no sábado à noite, colocam os pedestres em risco – sobretudo as crianças. Uma van foi flagrada obstruindo o acesso para pessoas com deficiências. Será que a Guarda Municipal, a Secretaria de Trânsito ou a Diocese poderiam fazer algo?

Sem novidades

A Prefeitura de Catanduva avisou que a passagem pela linha férrea da rua Florianópolis estará interditada nesta terça, das 7 às 17 horas, para que a empresa Rumo faça a manutenção no trecho. Fica o alerta ao motorista que está utilizando esse trajeto como alternativa para acesso ao centro da cidade, tendo em vista que a rua Santa Catarina também passa por obras, próximo ao cruzamento com a rua Goiás. E, assim, em meio às interdições, as opções vão diminuindo.

Instabilidade

O site do governo estadual para inscrição no curso de Mecânica de Motos apresentou problemas nos últimos dias, impedindo que os interessados concluíssem justamente a inscrição. Na tentativa de driblar a instabilidade, foi criado um formulário virtual com aquele tipo de link bem complicado, que vem sendo divulgado pela Prefeitura de Catanduva. Quem preencher a ficha provisória receberá ligação telefônica e terá de preencher o formulário correto no site depois.

Criançada

Sábado teve mais uma edição do Parque da Criança, desta vez no bairro Bom Pastor. Já no domingo teve Corrida Kids Solidária no Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema. Os dois eventos tiveram recreação, brincadeiras, personagens infantis e muitas guloseimas. Outubro, o mês das crianças, vem sendo bem aproveitado pela garotada em Catanduva.

Luto

O prefeito Edinho Araújo decretou luto oficial em Rio Preto em respeito ao falecimento do filósofo, sociólogo e ex-seminarista Danilo Santos de Miranda. O documento vigora até amanhã, dia 2. Um dos maiores incentivadores da cultura no país, Danilo foi diretor do Sesc São Paulo e atuou pelo desenvolvimento de políticas voltadas à disseminação das diferentes manifestações culturais. O governador Tarcísio de Freitas também decretou luto oficial de três dias em todo o estado de São Paulo. Miranda morreu no domingo, dia 29, aos 80 anos.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.