PENEIRA FINA - 31.08.25
Catanduva precisará aguardar até 2027 para pleitear verbas para turismo
A classificação de Catanduva como MIT – Município de Interesse Turístico ainda está sendo celebrada pela administração municipal, mas informação divulgada pelo Governo do Estado vem como verdadeiro banho de água fria. De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), os 70 municípios recém-enquadrados como MIT pela Assembleia Legislativa de São Paulo não terão acesso imediato aos recursos públicos para investir em turismo. Para isso, eles precisarão participar do próximo ciclo de ranqueamento, que acontecerá somente em 2027.
Três anos
A titulação dos 70 novos MITs elevou para 214 o número de cidades com essa qualificação que poderão pleitear – mediante o ranqueamento realizado a cada três anos – os recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), para projetos de infraestrutura turística.
Falando nisso
Foi realizada na sexta-feira mais uma reunião do Comtur - Conselho Municipal de Turismo. Na pauta, falou-se sobre o MIT e temas relacionados ao fortalecimento do turismo. O prefeito Padre Osvaldo (PL) esteve presente. “O diálogo entre poder público e conselho é fundamental para traçar estratégias que impulsionem o setor e beneficiem toda a comunidade”, afirmou.
Tabapuã
Na região, quem também comemorou a classificação como MIT foi Tabapuã. O projeto que deu o novo status à cidade foi aprovado no mesmo pacotão que enquadrou Catanduva como MIT. Originalmente, os dois projetos de lei foram apresentados pelo deputado estadual Itamar Borges (MDB), mas depois as propostas foram assinadas de forma coletiva dentro da assembleia.
Passarelas
Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Catanduva recebeu da Rumo a segunda passarela de pedestres sobre a linha férrea, no bairro São Francisco, conectando a av. Theodoro Rosa Filho à rua Porto Alegre. Essa é a terceira obra do pacote de investimentos anunciado pela concessionária no ano passado e que prevê quase 20 intervenções, incluindo dois viadutos. A próxima obra deve ser realizada ano que vem. Será uma nova passarela no ponto da ferrovia próximo ao shopping.
Pedro Nechar
Demorou, mas enfim a rua Luciano Romano, no Conjunto Pedro Nechar, está em obras para receber asfalto. Serão quase 200 metros de via, totalizando cerca 1.500 metros quadrados de massa asfáltica. A promessa da prefeitura é de que o trabalho seja concluído em até 30 dias. As obras no local começaram no ano passado, mas foram suspensas, deixando a via intransitável.
Dia do Soldado
A Guarda Civil Municipal esteve presente na escola municipal Lázara Milhorança com palestra educativa em alusão ao Dia do Soldado. Durante o encontro foram repassadas orientações sobre o uso seguro de pipas e os riscos do cerol. Na escola municipal José Lahud Cury, os alunos conheceram de perto o trabalho da GCM e assistiram a uma apresentação especial do Canil.
Relembrando
Hoje tem vacinação contra a raiva em cães e gatos das 8h às 13h, ou até durarem os estoques, no bairro Nova Catanduva. A equipe estará de plantão na rua das Uvas, esquina com a rua das Cerejas. Aproveite a chance e não deixe seu pet desprotegido.
Autor