PENEIRA FINA – 31/08/2022

Campanha se agitando

Nos últimos dias, a campanha eleitoral em Catanduva ficou bem mais agitada. A romaria de candidatos passou a incluir os postulantes aos cargos majoritários, que aproveitaram para fazer parada na cidade, na tentativa de cativar o eleitorado local.  

Haddad

O petista Fernando Haddad, que disputa o governo estadual, realizou reunião no comitê da ex-deputada Beth Sahão, na rua Amazonas, no Centro. O evento contou com a presença de diversos militantes e lideranças locais e da região.   

Algoz

Acompanhado de Beth e do ex-prefeito Félix Sahão Júnior, Haddad realizou caminhada pela rua Brasil, onde cumprimentou eleitores. Em uma das fotos divulgadas pela campanha da petista, é possível ver um detalhe inusitado. Uma peça pede voto para o candidato a deputado federal Kiko Celeguim. Ex-prefeito de Franco da Rocha, na Grande SP, ele é filho de ninguém menos que o deputado estadual Mário Maurici, que acabou tomando a vaga de Beth na Assembleia Legislativa após uma disputa judicial acirrada.   

Aldo Rebelo

Nesta quarta, quem estará em Catanduva após cumprir agenda em Barretos é o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo, que militou durante décadas no PC do B, mas hoje está nas fileiras do PDT de Ciro Gomes. Ele vem acompanhado do catanduvense Comandante Robinson Casal, que disputa uma vaga na Alesp, pelo mesmo partido.  

Aliás

Na manhã de hoje, Aldo Rebelo dará entrevista à Rádio Vox, onde comentará sobre sua candidatura ao Senado Federal e também falará sobre a conjuntura política do país nestas eleições. Quem também integrará a comitiva trabalhista é o presidente do diretório paulistano do PDT, Antonio Neto, candidato a deputado federal.  

Currículo

Rebelo carrega no currículo a passagem por diversos cargos. Foi cinco vezes deputado federal, tendo sido eleito presidente da Câmara. Também ocupou vários ministérios, como Esportes e Defesa. Na juventude, foi secretário-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE).  

Crime sem solução

Nesta segunda, 29, completaram-se 45 dias do incêndio que atingiu o carro do professor Antônio Flávio De Fázio. Apesar de não ter deixado vítimas, o caso teve muita repercussão em Catanduva, já que ele é conhecido por sua atuação política. Mesmo não tendo sido eleito a nenhum cargo, ele costumava tomar frente em algumas questões polêmicas, tendo apresentado diversas denúncias ao Ministério Público.  

Situação preocupa

É evidente que a polícia está fazendo seu trabalho e, mais dia menos dia, o crime pode ser solucionado. Em todo caso, a situação causa grande preocupação, porque está mais do que claro que o incêndio não ocorreu por acidente nem se tratou de um ataque aleatório. O ideal seria que o autor dessa violência fosse identificado, processado e punido, de maneira exemplar.  

Tebet

Pesquisa qualitativa feita pela Datafolha após o debate eleitoral de domingo aponta que Simone Tebet, do MDB, teria sido a “vencedora”, na avaliação de 43% dos participantes da amostra. Esse tipo de análise busca captar, de maneira mais aprofundada, a percepção do eleitor sobre candidatos e situações da campanha. Os números não podem ser extrapolados para restante do país, pelo simples fato de que a amostra é pequena demais. Ainda assim, esse resultado serviu de alento para a campanha da senadora, que, por ora, patina na quarta colocação das pesquisas quantitativas, que ouvem milhares de eleitores.  

Enquanto isso

Essa mesma pesquisa qualitativa sobre o debate demostra que Lula e Bolsonaro agradaram apenas 10% dos integrantes da amostra (composta por 60 pessoas, no total). Esses números podem dizer muita coisa ou podem dizer nada. Muita gente afirma que os dois candidatos de fato foram mal no debate. Por outro lado, também é verdade que ambos foram os mais visados pelos adversários, que tinham o privilégio de atuar como franco-atiradores. Se isso vai se reverter em perda de votos para a dupla nas pesquisas quantitativas ou em aumento de apoio para os demais candidatos, só o tempo dirá.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.