PENEIRA FINA – 31.01.23
Transporte escolar vira caso de polícia em Catanduva
As aulas na rede municipal de ensino de Catanduva tiveram início ontem, com grande reclamação por parte de alguns pais. Segundo queixa encaminhada pelas famílias a vereadores, ônibus escolares não teriam passado no período da manhã, situação que deixou alguns alunos sem condições de irem à escola. César Patrick (Republicanos) foi um dos parlamentares procurados pelas famílias prejudicadas. Ele elaborou requerimento cobrando explicações do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) acerca das falhas no serviço. Mas a polêmica ainda renderia muito pano para a manga ao longo do dia, a ponto de se tornar caso de polícia.
Gravação
No fim da tarde de ontem, o vereador Maurício Gouvea (PSDB) esteve na garagem dos ônibus escolares, com o objetivo de fiscalizar a situação. Ele passou, então, a gravar um vídeo no local. Porém, tão logo a filmagem teve início, um homem, que aparentemente seria responsável pelo lugar, golpeou o celular, que estava na mão do parlamentar.
Guarda
Em transmissão ao vivo feita em seu Facebook, o vereador apareceu diante da garagem da empresa terceirizada, acompanhado da Guarda Civil Municipal, explicando sobre o ocorrido. Enquanto ele comentava o episódio, uma van com brasão do município de Pitangueiras tentou deixar o estabelecimento, mas acabou sendo barrada pelos guardas. Dentro dela estava justamente o homem que esbofeteou o celular de Maurício. Por determinação dos agentes, o veículo acabou retornando para dentro do pátio da empresa. A tendência é que seja registrado boletim de ocorrência por parte do vereador. O celular aparentava estar bem avariado.
Alan
Durante essa fiscalização feita na empresa de ônibus, Maurício Gouvea estava acompanhado do também vereador Alan Automóveis (PP). Durante a transmissão, Gouvea afirmou que o colega teria sido agredido por pessoas ligadas à empresa. Alan, por sua vez, confirmou a denúncia.
Terceirizada
Na live, Maurício afirmou que o serviço de transporte escolar teria sido terceirizado pela Prefeitura de Catanduva. Em determinado trecho, ele chegou a comentar sobre rumores de que a empresa seria da Auto Viação Suzano, que detém também a concessão do transporte coletivo no município. A empresa, aliás, é alvo de uma série de reclamações feitas por usuários e também de questionamentos feitos pelos próprios vereadores, por conta do atraso, dos ônibus quebrado e de problemas no serviço prestado à população.
Questionamento
No decorrer da transmissão, Maurício Gouvea questionou as razões de a prefeitura haver terceirizado o transporte escolar, sendo que, recentemente, o município recebeu ônibus escolares novos entregues pelo governo estadual. O fato é que a contratação da prestadora de serviços transcorreu sem alarde. Para azar dos envolvidos, justamente no início do trabalho alunos foram esquecidos no ponto de ônibus e não conseguiram ir à aula.
Silêncio
Até o presente momento, o governo de Padre Osvaldo não se posicionou a respeito da polêmica envolvendo os vereadores e a possível terceirizada dos ônibus escolares. A tendência, em todo caro, é que a agressão feita ao parlamentar não saia barato para o homem que esbofeteou o celular. Aguardemos.
AMA
Na última sexta-feira (27), a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) realizou assembleia-geral ordinária, para eleição de sua nova diretoria. A presidência ficará com o prefeito de José Bonifácio, Dilmo Resende Carvalho. Entre os chefes de executivo da microrregião de Catanduva, Claudemir José Grava, o Mizinho, de Catiguá, ficará com a segunda vice-presidência da entidade, que congrega os municípios da região de São José do Rio Preto. A presidência de honra da AMA será de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.
Autor