PENEIRA FINA – 30.10.22

Prefeito viaja na véspera da eleição

Enquanto, em Catanduva, apoiadores de Bolsonaro e de Lula faziam o esforço derradeiro na busca pelo voto da população na véspera do segundo turno da eleição mais disputada desde a redemocratização do Brasil, o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) reservou o dia para acompanhar a secretária municipal de Cultura, Luzia Aparecida Girade, e artesãos catanduvenses, em uma viagem a Brodowski, na região de Ribeirão Preto.

Portinari

Segundo a nota divulgada pela prefeitura, a viagem é uma premiação aos artesãos que participaram da última Mostra de Artes de Catanduva. Padre Osvaldo e sua comitiva visitaram o Museu Casa Portinari, que se dedica a preservar o acervo e a memória desse que foi um dos maiores pintores da história do Brasil e das Américas. Padre Osvaldo até gravou um vídeo e postou em suas redes, em meio a jardins, que, segundo ele, seriam sinal da obra de Deus neste mundo.

Curiosidade

Candido Portinari, que morreu em 1962, aos 52 anos, iniciou sua carreira sob forte influência da arte sacra. Com o passar do tempo, porém, sua militância política acabou levando-o para os temas sociais. Durante boa parte da vida, ele se declarou ateu. E, para quem não sabe, Portinari foi uma das grandes personalidades do comunismo no Brasil, em meados do século XX. Em 1945 e 1947, quando a legenda era legalizada no país, Portinari chegou se candidatar a deputado e a senador, não conseguindo se eleger, por diferenças mínimas de votos. Muitos de seus apoiadores, na época, alegaram que ele teria sido alvo de fraude eleitoral.

Vice

Enquanto isso, o vice-prefeito Cláudio Romagnolli foi visto, anteontem, no adesivaço promovido pelos apoiadores de Bolsonaro e Tarcísio, na praça da Matriz, no Centro. O gesto foi visto como mais uma tentativa do governo municipal de se aproximar do bolsonarismo.

Catanduva no mundo

Neste mês, lideranças de Catanduva chamaram a atenção da imprensa internacional, que tenta traduzir a seus leitores e espectadores toda a complexidade que envolve a eleição presidencial deste ano. O empresário Ricardo Rebelato foi um dos protagonistas de uma reportagem do canal franco-alemão Arte, que mostrou a mobilização de petistas e bolsonaristas, na busca pelo voto para seus candidatos.

Agronegócio

A agência norte-americana Reuters também escolheu Catanduva para analisar o desempenho de Bolsonaro em cidades onde o agronegócio tem forte participação na economia. Aparentemente, contribuiu para a escolha o fato de a cidade e a microrregião contarem com diversas usinas e outras empresas do ramo, além de Catanduva já ter sido governada pelo PT, mas nunca mais ter escolhido o partido para governá-la. Foram entrevistados na matéria a deputada estadual eleita Beth Sahão e também o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa. Além deles, são citados o ex-prefeito Felix e a vereadora Taise Braz.

Mobilizados

Quem marcou presença, ontem, na mobilização em favor de Tarcísio e Bolsonaro, foi o empresário João César Moraes, que ocupará a suplência do PL na Assembleia Legislativa, a partir do ano que vem. Vestindo verde e amarelo, ele podia ser visto bastante animado, em vídeos sobre o ato compartilhados nas redes sociais.

Correção

Na edição de ontem da Peneira Fina, informamos que o PT não havia divulgado nenhum grande ato para Catanduva, na véspera da eleição. Eis que, depois que a coluna já estava fechada, na sexta à noite, o partido divulgou que faria sua “carreata da vitória”, a partir das 9h de sábado. A saída ocorreu na praça do Relógio, no Conjunto Euclides, local onde tradicionalmente o PT catanduvense costuma realizar suas mobilizações. Depois do evento, Beth Sahão aproveitou para gravar um vídeo indo ao supermercado, com direito a boné vermelho na cabeça e praguinha – um pequeno adesivo – de Lula e Haddad na blusa.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.