PENEIRA FINA - 30.09.25
Processo seletivo da Educação tem abstenção de 7,38%
A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aplicou no domingo, 28, as provas objetivas do Processo Seletivo nº 01/2025, realizado pelo Ibam. O certame vai definir a contratação temporária de professores para o ano letivo de 2026 nas escolas municipais. De acordo com o Ibam, dos 2.032 inscritos, 1.881 participaram das provas, ou seja, 150 não compareceram – além de duas inscrições com pendências de pagamento via Pix, resultando em abstenção de 7,38%. Com isso, mais de 92% dos candidatos marcaram presença. A divulgação do gabarito preliminar está prevista para esta terça-feira, 30, no site www.ibamsp-concursos.org.br. O processo contempla vagas temporárias para Professor Berçarista, Professor Recreacionista, Professor I, Professor II (diversas disciplinas) e Professor de Educação Especial.
Expectativa
O vereador Pastor Júlio Zanini (PSD) usou as redes sociais para falar sobre a expectativa da população para a votação de projeto que altera a Planta Genérica de Valores, cujo reflexo será o aumento do IPTU. Ele conclamou os eleitores a participarem da sessão desta terça-feira, 30, que poderá ter o assunto em pauta, caso o prefeito Padre Osvaldo (PL) apresente a proposta em regime de urgência. “O nosso posicionamento é não para o aumento, principalmente da forma que tá sendo feito. Deve ser muito bem discutido, e não em cima da hora”, antecipou.
Entrevista
O presidente do Sincomercio, Ivo Pinfildi Jr., participou ontem da série de entrevistas das rádios Vox FM e Vida FM que vem tratando sobre o IPTU desde o início da semana passada. Ele pegou leve com o governo municipal ao atribuir à defasagem da Planta Genérica de Valores, que não é revisada desde 2010, a pressão sobre o governo de Padre Osvaldo por cogitar aumento de 54%, em média. Pinfildi mencionou que o problema “caiu no colo” do padre.
Faltou diálogo
Pinfildi defendeu que, na decisão sobre o reajuste do IPTU, seja levada em conta a questão social, sobretudo devido à realidade econômica do país. Reconheceu, porém, que faltou diálogo durante a elaboração do projeto, afinal, nem mesmo o Sincomercio, que ele representa, foi chamado pela prefeitura para analisar a questão. Quando o remédio é amargo, tem que se dourar a pílula. Tem que mostrar para a população, discutir com a sociedade”.
Hoje tem mais
O advogado Fabio Rinaldi Manzano, presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial será o entrevistado desta terça-feira, 30, fechando a rodada de entrevistas. Na Vox FM o bate-papo vai ao ar às 9h30 e, meia hora depois, será a vez da rádio Vida FM abordar o tema.
Custo alto
O secretário de Saúde, Adriano de Araújo, afirmou durante audiência pública que, de janeiro a setembro, a pasta conduzida por ele teve R$ 93 milhões em custos, sendo R$ 53 milhões em recursos próprios. “Estamos dentro do que é preconizado por lei, porém tivemos perdas financeiras dos governos. Estamos buscando outras linhas de recursos. Nosso desafio é manter os serviços sem o aumento de orçamento.”
Interdição
A Saec interdita meia pista da av. Dona Engrácia, entre as ruas Abaeté e Marcel Luís de Lima Supi, nesta terça-feira, a partir das 8h. O objetivo é fazer a extensão de uma rede de drenagem para melhorar o escoamento das águas das chuvas e reduzir alagamentos. O trecho estará sinalizado e será liberado de forma completa para o tráfego por volta das 17h.
Autor