PENEIRA FINA - 30.04.23

Justiça nega liminar a Padre Osvaldo contra CEI da Associação Bom Pastor

O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) tentou em vão judicializar a Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada pela Câmara Municipal de Catanduva, a fim de apurar os loteamentos de interesse social da Associação Bom Pastor (projetos que, aliás, foram criados pelo religioso, nos tempos em que presidia a entidade). A prefeitura ingressou com um mandado de segurança na Justiça Estadual solicitando a suspensão da CEI, mas o pedido foi negado pelo Judiciário. Quem rejeitou a liminar foi o juiz de direito Marcelo Eduardo de Souza, da 3ª Vara Cível de Catanduva.

Comunidade Surda

A Prefeitura de Catanduva se manifestou neste sábado, dias depois de questionada por O Regional sobre as reivindicações feitas por integrantes da comunidade surda durante a sessão da Câmara da última terça-feira. Naquela ocasião, Andrei Rodrigo Cássia ocupou a tribuna e, com auxílio de uma intérprete, cobrou promessas feitas por Padre Osvaldo em outubro passado.

Resposta

“Feitas reuniões com a comunidade surda, o governo assumiu compromisso de retomar atividades reivindicadas. Será elaborado concurso para selecionar profissionais habilitados ao trabalho”, afirmou a Coordenadoria de Comunicação Social, de forma sucinta, fazendo referência à promessa do prefeito de ter ao menos três intérpretes nas escolas e repartições públicas.

Esvaziamento

A Equipe de Perícias Criminalísticas de Catanduva vive tempos de apreensão. Apesar de todos os profissionais terem negado a proposta de transferência para São José do Rio Preto, em reunião no ano passado, eles estão sendo removidos um a um para a cidade vizinha. Alguns casos já estão judicializados e o governo estadual diz apenas que a unidade local continua atendendo.

Números

Pelo que foi apurado pela reportagem, depois das transferências recentes, restaram em Catanduva nove peritos, com quatro deles com possibilidade de aposentar. Sobrariam cinco ou, a depender de outros fatores, quatro em atuação. Não precisa refletir muito para entender que esse cenário deixaria o posto local a um passo de ser extinto. Em Rio Preto há 39 peritos.

Tem que estudar

O secretário municipal de Administração, Richard Casal, compartilhou reportagem veiculada por O Regional na quarta-feira, dia 26, que trata sobre o concurso público aberto pela prefeitura para contratação de cinco monitores de transporte escolar. No texto ele enaltece a oportunidade de emprego, mas alerta os candidatos de que “é necessário estudar para passar na prova escrita”.

Ainda dá tempo

Para quem ficou interessado, o concurso tem inscrições abertas até 30 de maio pelo site www.ibamsp-concursos.org.br, com taxa no valor de R$ 73. A jornada de trabalho semanal é de 40 horas, com remuneração de um salário mínimo vigente, além de auxílio alimentação. O requisito para que o candidato participe do processo seletivo é ter Ensino Médio completo.

Estreia na Vox

A rádio Vox FM estreia na terça-feira, dia 2 de maio, o V1 Notícias, programa jornalístico que vai unir o noticiário do dia a dia de Catanduva e região a quadros de saúde e variedades, com um time selecionado de colaboradores de várias áreas. A emissora tem tradição nas coberturas jornalísticas e foi a única a realizar debate entre os deputados nas eleições do ano passado.

Confirmada

A primeira edição do V1 Notícias terá a presença da secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, que falará sobre as medidas tomadas na rede municipal de ensino diante das ameaças de ataques que circularam pelas redes sociais nas últimas semanas. Afinal, todo esse caos foi superado? O que poderá ser feito em longo prazo para que tais fatos não se repitam?

Telegram

O desembargador Flávio Lucas, da 2ª Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) anulou parcialmente a decisão que determinou a suspensão temporária do Telegram no Brasil. O magistrado atendeu a recurso apresentado pela empresa contra a decisão que travou os serviços da plataforma no país. O impasse está relacionado à exigência, pela Polícia Federal, da apresentação de dados de usuários de um grupo antissemita.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.