PENEIRA FINA – 30.03.23

Tragédia em escola repercute em sessão legislativa

A recente tragédia ocorrida em uma escola estadual de São Paulo, em que uma professora de 71 anos foi morta a facadas por um aluno de 13 anos – que também feriu outras pessoas, no ataque -, repercutiu na última sessão da Câmara Municipal de Catanduva. Ao utilizar a tribuna, o vereador Nelson Tozo (PDT) exibiu trecho da reportagem de um canal de TV, que noticiou o episódio chocante. O parlamentar aproveitou a oportunidade para defender a contratação de psicólogos para atuarem nas escolas públicas. Inclusive, resgatou trecho da proposta feita por ele durante a última campanha eleitoral, em que ele abordou o tema.

Síndromes gripais

O vice-presidente da Câmara, Alan Automóveis (PP), está preocupado com o avanço das síndromes gripais em Catanduva. O parlamentar protocolou requerimento cobrando do Executivo informações detalhadas sobre a situação da doença no município, incluindo total de casos notificados e índice de contaminação. O vereador também quer saber a respeito da disponibilidade de vacina contra a gripe e se estão agendadas campanhas de imunização na cidade.

Escolas

Alan está particularmente preocupado com os impactos que as síndromes gripais podem vir a ocasionar na rede municipal de ensino. Isto porque as escolas são locais onde muitas pessoas costumam estar aglomeradas. Ao discursar, durante a última sessão legislativa, o vereador manifestou sua preocupação. “Parece que a Secretaria Municipal de Educação não emitiu nenhum comunicado para as diretoras, sobre como lidar com as crianças com sintomas de síndromes gripais. Então, cada escola está agindo de uma forma, do jeito que acha que deve resolver”, afirmou. Ele defende adoção de um protocolo bem definido e o esforço conjunto de todas as áreas da administração municipal, visando reforçar a prevenção e o combate à doença.

Gripado

Durante sua fala na tribuna, Alan citou o caso do colega de Câmara Maurício Gouvea (PSDB), que, nos últimos dias, passou por maus bocados devido a uma forte gripe que o acometeu. Alan disse que, dias atrás, havia telefonado para Maurício para conversar sobre determinado assunto. Porém, o vereador do PSDB tossia tanto, que foi impossível o diálogo prosseguir. Os dois tiveram de falar por mensagem. Na terça-feira, dia da sessão, Maurício já estava recuperado. Ele deixou claro, também, que na fase em que se encontrava, já não transmitia mais o vírus. Segundo ele, os sintomas foram muito fortes, a ponto de derrubá-lo. Fica o alerta, portanto, para a gravidade da doença.

Cemitérios

O presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Ferreira (PT), utilizou a tribuna para comentar sobre as más condições observadas no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, na Vila Celso. Ele exibiu, durante a sessão, imagens de túmulos violados, com direito até a ossadas expostas. Outra preocupação do parlamentar é que os jazigos sem tampa possam contribuir para a ocorrência de acidentes no local, que é muito frequentado por pessoas idosas.

Cliques

A viagem de Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) a Brasília continua rendendo farto conteúdo para as redes sociais. O próprio prefeito compartilhou em suas redes uma foto ao lado do ex-galã da Malhação e atual deputado federal Mário Frias (PL). O parlamentar foi Secretário Nacional de Cultura, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Padre Osvaldo espera que ele possa destinar recursos a Catanduva, especialmente para projetos culturais.

Vinholi

Padre Osvaldo também fez questão de registrar uma foto ao lado do ex-deputado e ex-secretário estadual de Desenvolvimento do Interior Marco Vinholi (PSDB), que participou do encontro com os prefeitos, em Brasília. A dupla reuniu-se com o presidente do Conselho Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e Fred Guidoni, que preside a Associação Paulista dos Municípios (APM).

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.