PENEIRA FINA – 29.11.22

Futebol é prioridade para 2023 em Catanduva

O ano ainda não acabou, mas já podemos observar, em linhas gerais, prioridades do governo municipal de Catanduva para 2023. Se em 2022 já tivemos muitos eventos, para o ano que vem a tendência é de que a coisa se amplie ainda mais. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa já vem realizando, desde já, diversas licitações neste sentido.

Copinha

Ontem, por exemplo, foram publicados os avisos de abertura de duas licitações referentes à Copa São Paulo de Juniores. Catanduva será uma das sedes da competição Sub-20, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Nada fenomenal

Ser sede da Copinha não chega a ser algo tão fenomenal. Podemos afirmar isto porque, nos últimos anos, a FPF tem levado a competição a inúmeras cidades pequenas, onde o futebol não tem tradição e que não contam sequer com clubes profissionais. Ademais, não fica comprovado sequer que sediar esse tipo de competição tenha algum impacto positivo para a economia local, já que não se trata de um evento que atrai turistas ou coisa do tipo. Então, no fim das contas, os grandes beneficiados são os clubes participantes e os empresários de jogadores, que têm a oportunidade de colocar seus atletas em evidência, facilitando eventuais negociações futuras.

A propósito

Antes mesmo de se tornar político, Padre Osvaldo já tinha um time para chamar de seu, o Catanduva FC. Vejamos se, atuando em casa, o time do sacerdote terá melhor destino nessa competição.

Quanto vai custar?

Até o momento, não foi divulgado ainda quanto vai custar essa aventura de sediar a Copinha nem de onde sairá o dinheiro. Nos meios esportivos, circulam informações sobre números que são de cair o queixo. Mas, como não existe nada de oficial, vamos aguardar antes de noticiar qualquer cifra.

E por falar em evento

Em seu Instagram, Padre Osvaldo anunciou, ontem, que para o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo, contra Camarões, a ser realizado na sexta-feira (2), será instalado um telão de LED no Conjunto Esportivo, para que as pessoas possam assistir à contenda. Também haverá área de alimentação. Alguns poderão aplaudir, enquanto outros poderão questionar a necessidade desse tipo de gasto. Afinal, todo mundo tem televisão em casa. Sem contar que inúmeros estabelecimentos já disponibilizam isso aos seus frequentadores - muitos deles, sem cobrar nada a mais por isso.

Análise

O que se nota é que, na ausência de uma grande obra para transformar em marca de seu governo, Padre Osvaldo tenta intensificar a realização de eventos, nos quais ele pode ficar em evidência e demonstrar proximidade com o eleitorado. Lembrem-se: 2024 é logo ali.

Copa do Mundo

O segundo jogo no Brasil na Copa do Mundo do Catar foi difícil, mas terminou em vitória magra, por 1 a 0, suficiente para a classificar o time à próxima fase. Quem assistiu ao jogo pela Globo deve ter notado uma certa implicância do narrador Galvão Bueno em relação ao lateral- esquerdo Alex Sandro, que é de Catanduva. Vejamos se, nas próximas partidas, o humor dele melhora.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.