PENEIRA FINA - 29.10.25
Atualização do cadastro imobiliário coleciona reclamações
As notificações do cadastro imobiliário estão sendo entregues em Catanduva e, como imaginado, já vão acumulando reclamações. Em postagem feita pela própria prefeitura, muitos seguidores criticam a medida e alguns deles até falam em medição errada que teria sido feita pelo drone. A relação direta com o aumento do IPTU também é citada, assim como problemas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Catanduva, trata-se de atualização cadastral para identificar mudanças nas construções, como ampliações de área edificada ou novas edificações em terrenos antes sem construção, que não foram comunicadas oficialmente ao poder público.
Como funciona?
O levantamento é feito com base em imagens aéreas e frontais de todos os imóveis da cidade, que são comparadas com as informações existentes no cadastro municipal. Quando há diferença entre o que está registrado e o que foi identificado, o imóvel é notificado – não multado. Caberá ao contribuinte que receber a notificação apresentar contestação dentro do prazo estipulado.
‘Sobra pra gente’
“Não tem precisão alguma a forma que está sendo medido. Agora sobra para a gente ir atrás em comprovar através de documentos, que está regular. Obrigação deveria ser da prefeitura em vir conferir, não minha de ficar comprovando que não ampliei”, criticou o engenheiro civil Ronaldo Furlan, que afirmou em mensagem à prefeitura que seu imóvel passou de 129 m² para 161m².
Inauguração
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) inaugurou posto de atendimento no Poupatempo de Catanduva. É a 38ª unidade do Atende Coren-SP. A cerimônia teve presença dos secretários municipais de Saúde, Adriano de Araújo, e de Desenvolvimento, Fernando Braz, além dos conselheiros do Coren-SP, Luana Bueno Garcia e Kenny Paolo Ramponi. A novidade foi classificada como um presente para a cidade, na semana em que o conselho celebra 50 anos.
Inauguração 2
Durante a cerimônia, o secretário de Saúde, Adriano de Araújo, lembrou que em 1998, ao fazer sua carteira de auxiliar de Enfermagem, precisou ir até Ribeirão Preto, pedindo dia de folga e com dificuldade para custear o transporte. “Posteriormente ficou mais próximo em Rio Preto, quando peguei o técnico e também de enfermeiro, e hoje vindo para a nossa região, atendendo toda essa microárea, prova o crescimento nesses 50 anos do Coren-SP.”
Licença Menstrual
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, projeto que garante licença de até 2 dias consecutivos por mês para mulheres que sofrem com sintomas graves associados ao fluxo menstrual. A licença valerá para as trabalhadoras com carteira assinada, empregadas domésticas e estagiárias. O direito ao afastamento remunerado será concedido mediante a apresentação de laudo médico que comprove as condições. A matéria segue para análise do Senado.
Ótima ideia
O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Bom Pastor realizou o terceiro encontro do projeto “Aprendendo com a Experiência”, reunindo pessoas idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e crianças do Pré II da Creche Spina em uma vivência intergeracional repleta de carinho, aprendizado e diversão. Na “Caça aos Direitos”, crianças e idosos formaram duplas para encontrar bombons pelo parquinho, com mensagens sobre direitos e violações.
Autor