PENEIRA FINA – 29/09/2022

Chuva e água fria

O prefeito Padre Osvaldo e sua trupe enfrentaram o frio e a chuva de ontem para receber o governador Rodrigo Garcia para sua agenda em Catanduva. No início da noite, eles se aglomeraram em frente ao Poupatempo, a fim de receber o tucano que busca a reeleição e está em terceiro lugar nas pesquisas. 

Fuso horário desregulado

O prefeito havia anunciado que a carreata com Rodrigo Garcia teria início às 17h30. O fato, porém, é que o candidato se atrasou um bocado. Talvez ele esteja com o fuso horário desregulado, alinhado ao do Mato Grosso, que é uma hora atrasado em relação a São Paulo. 

Coincidência macabra

Pode ser coincidência ou não, mas o atraso de Rodrigo Garcia livrou-o de passar pelo comércio de Catanduva, durante o horário em que as lojas estavam abertas. Os bolsonaristas da cidade haviam convocado um protesto contra o governador, em retaliação aos fechamentos promovidos por seu antecessor João Doria, durante o auge da pandemia da Covid-19. A ideia era de que os lojistas baixassem suas portas durante a passagem de Rodrigo pela rua Brasil, deixando o tucano no vácuo, sem plateia para seu ato eleitoral. Considerando-se o horário em que ele chegou por aqui, nem foi necessário protesto. 

Plateia garantida

Por outro lado, Rodrigo tinha um palanque e tanto armado no salão da Paróquia Imaculada Conceição, onde se reuniria com membros da Associação Bom Pastor, podendo apresentar novas promessas e requentar algumas antigas, como a feita por seu antecessor João Doria, que havia garantido dinheiro para as obras de infraestrutura do loteamento, em sua malfadada visita a Catanduva no começo deste ano. 

Um registro

Apesar do atraso de Rodrigo em seu compromisso em Catanduva, Padre Osvaldo estava empolgado com a primeira visita de seu candidato à cidade, desde que entrou na disputa para governador. A situação apontada pelas pesquisas indica grandes dificuldades para Rodrigo. Ainda assim, Padre Osvaldo garantia acreditar que ele vencerá tanto o primeiro quanto o segundo turno da eleição para governador. Quem viver, verá!

Vice

Outro que estava animado, mesmo com a chuva e o frio, era o vice Cláudio Romagnolli. Vereadores como Gordo do Restaurante (PSDB), Alan Automóveis (PDT) e Nelson Tozo (do PDT, que tem candidato próprio ao governo) também marcaram foram citados na live transmitida por Padre Osvaldo em seu Instagram. 

Errou o slogan

Em determinado ponto da transmissão, a jornalista Kátia Müller, que apresentava a live na rede de Padre Osvaldo, resolveu fazer uma brincadeira com Alan, perguntando a ele se ele iria para a esquerda, a direita ou se para a frente. Alan não titubeou: “Para a direita, sempre para a direita”. O slogan de Rodrigo prega que “andar para a frente”, de modo a colocar o candidato acima da polarização direita x esquerda, entre os aliados de Bolsonaro e o PT. Dessa forma, portanto, a resposta de Alan é favorável a Tarcísio de Freitas. Ele ainda tentou se corrigir, mas deixou claro que estava mais à direita.

Hospital

Os tucanos estavam tão animados em sua festa com trio elétrico que nem se lembraram que a algumas dezenas de metros dali existe um hospital, onde são atendidos inúmeros pacientes de todas as idades, alguns deles em estado grave de saúde e que necessitam de paz para poderem descansar. Cidadãos indignados encaminharam vídeos próximos ao hospital, de onde era possível ouvir de maneira clara o barulho provocado pela atividade promovida pelo prefeito e seus aliados. 

Vice do Félix

Beto Cacciari (PL) postou, orgulhoso, foto ao lado do médico Nobuaki Gozi, que teria declarado apoio à sua candidatura a deputado federal. Para quem não se recorda, Nobuaki foi vice-prefeito na segunda gestão do ex-prefeito Félix Sahão (PT).

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.