PENEIRA FINA – 29/07/2022

Câmara retorna

Na próxima terça-feira, a Câmara Municipal de Catanduva retornará do recesso. Além de projetos dos vereadores, a Casa vai analisar uma proposta do Executivo que estabelece novos benefícios eventuais, destinados a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme o próprio nome informa, eles teriam caráter temporário, visando atender a necessidades específicas dos beneficiários. 

Auxílios para todos os gostos

A lista de auxílios eventuais que o governo municipal pretende implementar é extensa e abrange desde apoio a mães que acabaram de ter bebê até pagamento de funeral, compra de passagem de ônibus, custeio de documentos oficiais, ajuda para bancar aluguel, aquisição de alimentos e amparo em situações de calamidade pública. 

E o valor?

O projeto de lei estabelece como os auxílios eventuais deverão funcionar, seu embasamento legal e as condições para que as pessoas possam acessá-los. Por outro lado, não define quanto será pago em cada situação. A tendência é que isso seja determinado por meio de decreto, caso a proposta venha a ser aprovada em dois turnos - e deve ser, já que os vereadores costumam apoiar de maneira unânime e incondicional toda e qualquer medida assistencial, tendo como justificativa a crise econômica.  

Piso sancionado

Nos últimos dias, temos visto tantas discussões sobre pisos salariais, que os leitores podem até se confundir. Esta nota diz respeito ao dos agentes comunitários de saúde, que foi fixado em dois salários mínimos nacionais pelo projeto que foi aprovado há alguns dias na Câmara Municipal de Catanduva. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) sancionou sem vetos o texto, que, aliás, é de sua autoria. 

Professoras

Enquanto os agentes comunitários de saúde celebram essa conquista, professoras da rede municipal têm motivos de sobra para chorar - se não isso, pelo menos para ficarem com raiva. A coluna apurou que, atualmente, o governo municipal contaria com maioria ampla, caso enviasse ao Legislativo um projeto de lei incorporando a gratificação do Fundeb ao salário da categoria, a fim de perfazer o montante previsto no Piso Nacional do Magistério, aprovado este ano no plano federal. Apenas Gleison Begalli (PDT) e Taise Braz (PT) posicionaram-se abertamente contra a tese do Executivo, que pode ocasionar prejuízo de R$ 500 ao mês, a cada docente. 

Licitações

Já faz um certo tempo que o advogado Luiz Alberto Federici Calegari deixou o governo de Padre Osvaldo - dizem as más e boas línguas que por desavenças com o gestor de Gabinete, Fernando de Sá. Mas ele ainda figurava como membro da comissão que julga as licitações do município. Em portaria publicada ontem, no Diário Oficial, o prefeito corrigiu essa situação. Calegari foi substituído no órgão por Gabriela Machado Piva. A portaria tem como data o último dia 19 deste mês. 

Inscrição única

Nestes tempos de crise e desemprego, não são poucos os profissionais que recorrem a concursos e processos seletivos públicos, a fim de conseguirem trabalho. Não por acaso, esses certames costumam ser disputadíssimos, atraindo centenas ou até milhares de candidatos para a mesma vaga. Mas há exceções que beiram ao milagre. O processo seletivo para a contratação de professor temporário do curso de fisioterapia do IMES/Fafica contou com apenas uma candidata inscrita - e de sobrenome conhecido na cidade. A lista de uma candidata só foi publicada ontem pela autarquia. 

Romaria eleitoral

E continua firme a romaria de candidatos e pré-candidatos à nossa região. Ontem à tarde, acompanhada de seu irmão e ex-prefeito Félix Sahão Jr., a ex-deputada Beth Sahão realizou reunião com alguns militantes para receber o deputado federal Alencar Santana Braga (PT). 

Checkup

Enquanto isso, Sinval Malheiros soltou áudio nas redes, informando que está bem de saúde e queixando-se de supostas fake news, de que estaria com algum problema grave. Registrado. 

Carreata no Dia da Independência

Alguns apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) já começam a articular a realização de uma carreata pelas ruas de Catanduva, no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil), em desagravo à candidatura do presidente, que tenta ser reeleito para o cargo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.