PENEIRA FINA - 29.06.25

Corpo de Bombeiros nega vínculo com projeto ‘Bombeiro Mirim’

 O Comando do 13º Grupamento de Bombeiros, que abrange Catanduva, divulgou comunicado para alertar que não possui qualquer vínculo institucional, operacional ou pedagógico com projetos intitulados “Bombeiro Mirim”, “Brigadista Mirim” ou similares, promovidos por entidades ou empresas privadas. Segundo o órgão, nos últimos meses muitos pais e responsáveis têm procurado pelas bases do Corpo de Bombeiros na região para obter informações sobre a existência de programas voltados à iniciação infantil no serviço bombeiro-militar. A corporação mantém apenas uma ação educativa que leva o nome de Programa Bombeiro Educador (PBE).

Tudo gratuito

De acordo com os Bombeiros, o PBE é um projeto institucional de caráter gratuito, voltado exclusivamente a ações de educação preventiva junto à rede de ensino pública e privada, não sendo exigido qualquer tipo de pagamento, cadastro prévio, preenchimento de formulários ou contrapartidas para participação. Ou seja, se houver qualquer cobrança, é preciso ficar alerta.

Nome confunde

O uso da terminologia “bombeiro” em cursos e atividades de natureza privada, segundo o Corpo de Bombeiros, embora não seja ilegal, pode gerar confusão quanto à origem e legitimidade da iniciativa. “Recomendamos à população que, ao se deparar com propostas que utilizem indevidamente símbolos, uniformes ou nomenclaturas associadas ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, entrem em contato diretamente com a unidade local”.

Trote

Correu a informação nas redes sociais de que o Garden Shopping precisou ser evacuado por causa de um tiro. A gerência do centro de compras negou o fato e afirmou que, na noite de quinta-feira, 26, por volta das 21h55, foi registrada ligação telefônica dizendo que uma pessoa estava armada, estacionou o carro do lado de fora e entraria no estabelecimento. As atividades foram encerradas e a Polícia Militar acionada. Não houve nenhum tipo de desdobramento.

Doação

O Hospital de Câncer de Catanduva (HCC) recebeu doação de R$ 80 mil do Clube de Rodeio Lagoa Limpa, de Itajobi. O valor é fruto do rodeio e leilão promovidos no início do ano pelo clube, que pelo segundo ano consecutivo destina parte da renda dos eventos para o hospital. A verba será investida na reforma da Ala Azul do Hospital Emílio Carlos, que tem orçamento de R$ 2,1 milhões.

Selecionado

O Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus, desenvolvido no Instituto Federal de Catanduva, foi contemplado no Edital nº 01/2025 da CPOP – Rede Nacional de Cursinhos Populares, promovido pelo Governo Federal. Com isso, receberá apoio técnico e financeiro, além de auxílio para alunos, professores e coordenadores. Ao todo, foram selecionados 130 cursinhos populares gratuitos existentes no país. O projeto envolve a Apeoesp Catanduva e o Núcleo PT em Movimento.

Último dia

O prazo para prestação de contas anuais dos partidos políticos referente ao exercício de 2024 termina nesta segunda, 30 de junho. Devem apresentar contas à Justiça Eleitoral as agremiações partidárias que estiveram ativas durante algum período do ano passado. A documentação deve ser elaborada e entregue por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA). Caso não apresente o balancete, a sigla fica sujeita à suspensão dos repasses de cotas do Fundo Partidário.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.