PENEIRA FINA – 29/05/2022

Prefeito decreta Estado Epidêmico de Dengue em Catanduva

Na quinta-feira, o prefeito padre Osvaldo (PSDB) publicou o decreto nº 8.296, declarando Estado Epidêmico de Dengue no município de Catanduva. Segundo o chefe do Executivo, os motivos são o cenário epidemiológico apresentado pelo município em relação à dengue, a não interrupção da transmissão em período não sazonais, o último resultado de Avaliação de Densidade Larvária realizada em janeiro de 2022, com índice de 7,4%, a incidência de casos de dengue no município de Catanduva muito acima do limite esperado pelo diagrama de controle e tendo a necessidade imediata de implantação de ações de intensificação no controle do vetor Aedes aegypti previstas no Plano de Contingência Municipal para Arbovirose no ano de 2022. Com o Estado Epidêmico de Dengue, é requerida a emergência da situação, o que ocasiona a dispensa do processo licitatório para contratos de aquisição de bens e serviços necessários ao controle da doença e combate ao seu vetor. O decreto não tem data determinada para término.

Relembrando

Na quinta-feira, publicamos nota intitulada “Reunião”, abordando a reclamação do vereador e presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT), em que munícipes o haviam procurado para reclamar sobre o atendimento da Unidade Básica de Saúde do Nova Catanduva, pois o médico estava em reunião. Na tribuna, Begalli declarou que “lógico que precisa de reunião, mas vai fazer isso justamente no horário que tem que atender o povo? Na minha cabeça e na do munícipe, isso não entra, mas só entra na cabeça em quem faz a gestão da Saúde e eu não consigo entender esse tipo de situação.” 

Esclarecimento

O Hospital Mahatma Gandhi enviou à coluna nota de esclarecimento sobre a questão, informando que “quanto à reunião de profissional médico da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Catanduva, trata-se de cronograma anual de reunião de matriciamento, prefixada no início de cada ano calendário, ocorrendo uma vez a cada mês em data preestabelecida para discussão de casos complexos dos pacientes da unidade, metodologia de trabalho inovadora e desenvolvida pelo Hospital Mahatma Gandhi que foi objeto de apresentação em Congresso de Saúde Pública”. 

Reuniões relevantes

A nota continua explicando que “além da relevância das reuniões de matriciamento para solução de casos complexos e discussão médica entre pares, trata-se de procedimento estratégico, planejado, mantendo-se sempre uma equipe de saúde completa na unidade para continuidade dos atendimentos, inexistindo prejuízo à população. Tais ações permitiram o atingimento de índice superior a noventa por cento de satisfação junto aos usuários da unidade, demonstrando que a reclamação é pontual e despida de materialidade.” 

Atendimento

A coluna replicou a fala do vereador na tribuna, que estava atendendo reclamação de munícipes. Reclamação esta que também foi transformada em matéria de canal de televisão. E fica uma pergunta no ar: será então que a munícipe que precisava de atendimento iria “inventar” isso, mesmo tendo outro médico para atender, conforme diz a nota? Mistéééériosss... 

Edição Extra

Na sexta-feira, a Prefeitura de Catanduva publicou edição extra, além da normal, do Diário Oficial do Município, com convocação de candidatas aprovadas no concurso para o cargo de Professor Berçarista e abertura de licitações e reaberturas de concorrências, como a nº 02/2022, sobre contratação de concessão administrativa para a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública do município. 

Feijoada do Bem

Vale lembrar aos leitores que o grupo Voluntários do Bem do Hospital de Câncer de Catanduva, o HCC, irá realizar no próximo domingo, dia 5 de junho, a Feijoada do Bem, a partir das 12h30, no Clube de Tênis Catanduva. O almoço contará com apresentação do grupo de pagode Nossa Vibe, de Catanduva. Toda a renda do evento será destinada ao custeio do tratamento dos pacientes com câncer de Catanduva e região. As adesões podem ser adquiridas pelo telefone (17) 99775-5244 por R$ 65 para adultos e R$ 30 para crianças de 6 a 12 anos.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.