PENEIRA FINA – 29.03.23

Sessão especial homenageia Campanha da Fraternidade 2023

Foi realizada na noite de anteontem, na Câmara Municipal, a sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade. O evento atraiu bom público ao plenário, para evento que contou com entrega de moção de aplausos à Cúria Diocesana de Catanduva, representada pelo bispo Dom Valdir Mamede. Entre os membros do clero, também esteve presente ao evento o vigário-geral da diocese, padre Jonas Pimentel. Ambos usaram a palavra para discorrer sobre o tema da campanha deste ano, que é “Fraternidade e Fome”. O lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer”, alusão à passagem bíblica conhecida como a “multiplicação dos pães”, em que Jesus alimenta milhares de pessoas a partir de alguns pães e peixes.

Autoridades

Apesar de sua proximidade com a Igreja Católica, o prefeito Padre Osvaldo não compareceu à solenidade em homenagem à Diocese de Catanduva, pois estava em viagem. Ele foi representado pela presidente do Fundo Social do Município, Vera Pinfildi. A secretária municipal de Assistência Social, Marcela Bruna Nappi Alvares, também compareceu. Ambas utilizaram a palavra para comentar sobre o tema fome e também discorrer sobre as ações adotadas recentemente, pela prefeitura, visando enfrentar o problema da pobreza.

Assessor

Outro que também compareceu à solenidade em homenagem à diocese é o ex-vereador Onofre Baraldi, que, atualmente, integra a assessoria de Beth Sahão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele representou a parlamentar no evento. Para quem não sabe, Onofre tem larga participação na Igreja Católica em Catanduva, especialmente na Paróquia Santa Rita de Cássia, onde sempre foi membro atuante.

Mensagem papal

A solenidade em homenagem à Campanha da Fraternidade também contou com a exibição de um vídeo com a mensagem do Papa Francisco ao Brasil, em que o sumo pontífice fala sobre a importância do combate à fome. O evento teve ainda apresentação musical, em que duas mulheres cantaram o hino oficial da Campanha da Fraternidade 2023, ao som do violão.

Autor da homenagem

A sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2023 foi realizada a pedido do vereador Maurício Riva (PDT), autor da moção de aplausos à iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além dele, outros oito vereadores compareceram ao evento: Marquinhos Ferreira (PT), Ivan Bernardi (PRTB), Nelson Tozo (PDT), Bellê (Cidadania), Gleison Begalli (PDT), Ivânia Soldati (Republicanos), Luis Pereira (PSDB) e Alan Automóveis (PP). Por outro lado, Taise Braz (PT), Cesar Patrick (Republicanos), Gordo do Restaurante (PSDB) e Mauricio Gouvea (PSDB) não estiveram presentes, mas enviaram ofícios, justificando a ausência, por conta de compromissos anteriormente assumidos.

Viagem

Algumas notas acima, comentamos a respeito da ausência justificada de Padre Osvaldo à solenidade que homenageou a Diocese de Catanduva, pela Campanha da Fraternidade 2023. Faltou informar, porém, mais detalhes sobre sua viagem. O prefeito esteve ontem em Brasília, realizando intensa agenda na capital federal. Ele aproveitou para se deixar clicar ao lado do senador Marcos Pontes, que é conhecido nacionalmente por ser nosso primeiro – e, até agora, único astronauta.

Encontro com prefeitos

O senador Marcos Pontes aproveitou a segunda-feira para promover um encontro com prefeitos de cidades do interior. Padre Osvaldo aproveitou a oportunidade para apresentar ao parlamentar demandas referentes à geração de emprego, renda e tecnologia.

Luto

No último domingo, Catanduva perdeu uma de suas figuras mais icônicas e que fez história trabalhando como barbeiro no Centro. Estamos falando de Paulo Garcia Hernandes, que atendeu durante 58 anos em seu salão, na rua Maranhão. Mais tarde, ele mudaria seu endereço para a rua Alagoas. Seu sorriso ficará para sempre na memória daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Aos amigos e familiares, nossas mais sinceras condolências.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.