PENEIRA FINA – 29/03/2022

PAUTA CHEIA
Enquanto em algumas sessões a ordem do dia fica “magrinha”, hoje a sessão da Câmara está com a pauta recheada, afinal, serão 13 projetos de lei para serem analisados e votados, a partir das 17h30. Serão nove projetos em primeira discussão e mais quatro em segunda discussão. Também será votado o veto do prefeito Padre Osvaldo (PSDB) à emenda nº 01 do vereador Gleison Begalli (PDT) apresentada ao Projeto de Lei Complementar Nº 01/2022, que "dispõe sobre o Programa de Recuperação do Instituto Municipal de Ensino Superior – IMES”.
 
FEDERAL
Na coluna do último domingo, citamos as movimentações que estão ocorrendo para as eleições deste ano e os possíveis cenários que podem acontecer. Leitor entrou em contato com a coluna para citar sobre o Dr. Sinval Malheiros. Realmente, o médico já é considerado pré-candidato a deputado federal há tempos. Atualmente, está no partido Podemos, o mesmo do ex-juiz Sérgio Moro, mas nos bastidores especula-se que o ex-deputado federal deve ir para o Patriotas. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
 
NÃO SAI
Muitos “analistas políticos de plantão”, desde o início do ano, tentaram incutir na mente da população, via redes sociais, uma improvável candidatura a deputado do prefeito Padre Osvaldo. Algo considerado absurdo por muitos, visto que o chefe do Executivo não se encontra nem na metade do seu mandato. Para ser candidato, seria necessário renunciar ao cargo. Seria trocar o certo pelo duvidoso...
 
COLETIVA
Hoje tem coletiva do Clube de Rodeio Os Bravos para a divulgação do lançamento do Catanduva Rodeo Festival, que será realizado de 1º a 4 de junho deste ano. Em 2020, a festa que seria realizada de 10 a 13 de junho foi adiada, e neste ano será retomada. Se for mantida a mesma grade de shows de 2020, uma das grandes atrações do rodeio será o DJ com fama internacional, Alok.
 
DETERIORADO
O vereador e presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT), realizou uma indicação ao prefeito Padre Osvaldo para que, junto à Secretaria de Obras e Serviços, proceda com o serviço de tapa-buraco de forma urgente. Dentre os pontos críticos está a rua Três Rios em seu cruzamento com a Rio Vermelho, no Jardim São Domingos. “O asfalto encontra-se totalmente deteriorado”, destacou o edil.
 
CONSULTÓRIO DE RUA
Ontem à tarde, foi realizada na praça da Matriz a entrega de um veículo Kombi reformado e equipado para o programa Consultório na Rua, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Na divulgação, foi informado que uma equipe multidisciplinar realizará ações itinerantes, ao longo da semana, em pontos estratégicos da cidade, que concentram moradores em situação de rua, inclusive atividades noturnas. A “cerimônia” de entrega, na verdade, foi apenas uma roda de conversa entre amigos, para sair bem na foto...
 
SAINDO
A legislação eleitoral determina que secretários estaduais que desejam disputar eleições devem deixar seus postos seis meses antes do pleito, que ocorrerá no primeiro fim de semana de outubro. O prazo da desincompatibilização é no próximo sábado, dia 2. No Governo de São Paulo, haverá diversas baixas, com candidaturas já definidas: Rossieli Soares da Silva (Educação) sai deputado federal pelo PSDB; Vinicius Rene Lummertz Silva (Turismo), candidato ao governo de Santa Catarina pelo PSDB; Itamar Borges (Agricultura) tenta reeleição para deputado estadual pelo MDB; Célia Leão (Deficiência), deputada estadual pelo PSDB; Henrique Meirelles (Fazenda), senador por Goiás pelo PSD; Aildo Rodrigues (Esportes), deputado estadual pelo Republicanos, e o carioca Rodrigo Maia (Projetos e Ações), deputado federal pelo PSDB.
 
SEM CANDIDATURAS
Dois secretários estaduais também vão pedir para sair, mas sem terem candidaturas definidas: Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), presidente estadual do PSDB, que deve atuar nas campanhas de Rodrigo Garcia e João Doria, e a secretária Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico), que deve voltar à iniciativa privada. Como sempre, as mulheres são mais sensatas...
 
BANCADA MAIOR
A prioridade no PT para 2022 é eleger deputados federais. A ideia é tentar sobreviver, já que não há garantia de vitória para Lula, e apenas o tamanho da bancada na Câmara dos Deputados no início da legislatura é o que dita quanto o partido vai receber dos fundões eleitoral e partidário, pelos próximos quatro anos. Acostumado à fartura do financiamento público desde 2015, o PT perdeu espaço nos governos estaduais e pode começar 2023 longe da atual posição de terceiro maior partido da Casa. Tá correndo atrás do prejuízo...
 
A FRASE
“Não existe uma vida que seja 100% feliz, o que existe, são momentos felizes.” (Clóvis de Barros Filho (1966) é advogado, jornalista, escritor e professor universitário brasileiro)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.