PENEIRA FINA – 28.12.22

Padre Osvaldo faz manobra para passar grana extra para secretários

O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) está há dois anos no cargo e tem demonstrado que não gosta de ser contrariado. Isso costuma aflorar sempre que as coisas fogem ao script que ele planejou. Nesta semana, conforme noticiamos aqui, a Câmara Municipal pediu dez dias de vistas do projeto que garante até R$ 2,2 mil ao mês para secretários e gestores municipais. A decisão dos vereadores é mais que óbvia, já que atravessamos um período de crise econômica, em que inúmeras famílias estão com a renda comprometida. Os R$ 2,2 mil que o prefeito quer dar ao alto escalão, para pagar refeições e deslocamento, representa bem mais do que muitos pais e mães de família nesta cidade dispõem para sustentar seus lares. Votar, em regime de urgência, esse tipo de benesse, poderia gerar críticas severas por parte do eleitorado. Mas Padre Osvaldo não desiste de seu desejo de instituir privilégios e convocou uma nova sessão extraordinária para amanhã, com o objetivo de votar esse famigerado texto.

Manobra

Inicialmente, como o texto estava com pedido de vistas, não haveria meios de essa matéria voltar a ser apreciada neste ano. Porém, Padre Osvaldo fez uma manobra, retirando o texto original e enviando outro, que estende ao comandante da Guarda Municipal as verbas indenizatórias que seriam exclusivas para secretários e gestores. Essa pequena mudança permite que o mesmo texto seja apresentado como se fosse um outro projeto. A tendência é que o governo redobre os esforços, tentando fazer passar, na calada da noite, o projeto de lei que visa favorecer pouco mais de uma dúzia de pessoas.

Comentário maldoso

Nos bastidores, há quem comente que essa tentativa de Padre Osvaldo, de fazer passar esse projeto das benesses ainda neste ano, transparece um certo desespero. Será que alguém já comprometeu esse valor, na certeza de que o texto seria aprovado e sancionado, e precisa que o reembolso venha a todo custo? São apenas divagações. Se perguntarem ao prefeito e à sua equipe, dirão que tudo é feito pelo bem do povo. De qualquer maneira, anotem na agenda: a sessão que tratará das verbas indenizatórias dos secretários e gestores será amanhã (29 de dezembro), às 18h. Nesse dia e horário, saberemos se o alto escalão de Padre Osvaldo terá ou não um feliz ano novo.

Região em alta

A Região Noroeste do estado está em alta junto ao governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tendo emplacado diversas lideranças no novo governo. A mais recente delas é o segundo-suplente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pelo Republicanos, Danilo Campetti. O agente federal, que tem fortes vínculos com Jair Bolsonaro, é muito próximo a políticos catanduvenses, como Beto Cacciari. Os dois fizeram uma importante dobrada na última eleição. Campetti já participou de eventos ao lado de Ricardo Rebelato, tendo inclusive ministrado curso no clube de tiro do empresário, no município de Elisiário.

Impulsionou

Quem é usuário do Instagram e gosta de futebol já deve ter se deparado com uma propaganda impulsionada pela Prefeitura de Catanduva, anunciando que a cidade é a sede da Copinha. Um segundo conteúdo pago, divulgado na mesma rede, traz a tabela com os jogos, que serão ou às 17h45 ou às 20h. Também foram instalados outdoors visando promover esse evento. Investimento curioso, sobretudo quando nos lembramos que esse fato (ou seja, que Catanduva é sede do evento) vem sendo noticiado quase que diariamente, inclusive na televisão, em programas jornalísticos e esportivos.

Público

Embora os jogos da Copinha ocorram com portões abertos, é difícil fazer previsões sobre o público que poderá ser atraído por essas contendas futebolísticas. Será que podemos esperar milhares de torcedores para Ceilândia x América de Natal? Impossível afirmar que sim ou que não. Isto talvez explique os posts impulsionados.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.