PENEIRA FINA - 28.09.25

Série de entrevistas sobre IPTU prossegue até terça-feira

As rádios Vox FM e Vida FM darão continuidade, nesta semana, à série de entrevistas sobre o projeto da Prefeitura de Catanduva que poderá aumentar o IPTU da cidade em 54%, em média, ultrapassando 500% em algumas localidades. Duas novas entrevistas foram confirmadas: Ivo Pinfildi Jr., presidente do Sincomercio, participará do bate-papo ao vivo nas rádios na segunda-feira, dia 29, enquanto o advogado Fabio Rinaldi Manzano, presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial estará presente na terça-feira, 30, último dia para votação do projeto.

Inadimplência

O vereador David Roger (Novo) participou das entrevistas nas rádios Vox FM e Vida FM, na sexta-feira, e manifestou preocupação com o aumento da inadimplência das famílias, diante da majoração dos valores do IPTU. Em sua visão, a alta do imposto pode não representar ganho efetivo de arrecadação, à medida que parcela da população poderá não suportar o pagamento.

O que ele disse

“Eu não posso aumentar os custos das famílias. Você acha que uma família, se ela se apertar, ela vai deixar de comprar comida para pagar o IPTU? Não vai, nós vamos aumentar a inadimplência. Diminui um pouco mais o imposto, você vai aumentando a arrecadação, porque as pessoas não querem ficar na informalidade, todo mundo quer trabalhar certo”, afirmou.

Flagrante

Vídeo publicado nas redes sociais do jornal O Regional mostra estabelecimento comercial ocupando todo o passeio público com carros para um feirão de ofertas, na sexta-feira, 26, no bairro Higienópolis. Com a repercussão, um representante da empresa exibiu autorização da Secretaria de Mobilidade e Trânsito na tentativa de justificar a irregularidade. O problema é que a liberação dizia sobre o uso de vagas da praça pela rua 12 de Outubro. Ele será notificado.

Longa espera

Leitora fez contato com a reportagem para relatar demora no atendimento da UPA de Catanduva. Segundo ela, que se acidentou em uma queda, a espera se prolongou das 19h até a 1h30 da madrugada, da última quinta-feira. A justificativa dada é que pacientes com casos mais urgentes têm prioridade, mas ela garante que foram muitas pessoas que aguardaram mais de 4h ou 5h na fila. Para piorar, outro problema é a falta de transporte na faixa das 2h às 5h da manhã.

Não autorizou

A Prefeitura de Catanduva não autorizou o uso do Estádio Silvio Salles para jogo previsto para ontem, pela 24ª Copa Estadual OAB/Caasp 2025. Nas palavras dos organizadores, a partida entre as equipes OAB Bebedouro/Catanduva e OAB São José de Campos foi “desautorizada” pelo poder público. “Lamentável a posição da atual gestão municipal que não prestigia os advogados da cidade”, criticou. O duelo foi acolhido pelo Atlético Monte Azul, que cedeu seu estádio.

Interdição

A Saec vai interditar a rua 13 de Maio, entre as ruas Manaus e Belém, nesta segunda-feira, dia 29, a partir das 7h. Na ocasião será feita ligação de ramal de água e construção de poço de visita. O trecho será liberado para o trânsito tão logo o serviço seja finalizado, por volta das 14h. A Saec orienta os motoristas a procurarem por rotas alternativas durante os trabalhos.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.