PENEIRA FINA – 28.09.23
Ministério pede ônibus gratuito para eleição de conselheiros tutelares
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) recomendou que as prefeituras em todo o país disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares, no domingo, dia 1º, das 8 às 17 horas. O objetivo é reforçar a participação popular na escolha dos mais de 30 mil conselheiros que vão compor a rede de proteção de crianças e adolescentes. Em Catanduva, nada foi divulgado neste sentido, mas toda a movimentação estará concentrada em um único local, a escola Octacílio de Oliveira Ramos, no Higienópolis. Esse fato, por si só, pode ser um facilitar para o transporte público. Questionamos e aguardamos resposta.
Ausências
Dos nove candidatos ao Conselho Tutelar em Catanduva, apenas quatro compareceram ao evento de apresentação de propostas promovido pela Arcos – Associação e Rede de Cooperação Social. São eles: Evandro Seminatti, Fábio Zerloti, Professora Katia Almeida e Rafael Abrão. Os demais, com ou sem apresentar justificativa, não compareceram à única sabatina pública existente nesse processo eleitoral. Ou seja, para bom entendedor...
Inaugurações
Padre Osvaldo comemora mil dias de governo, hoje. Para celebrar a data, ele entregará várias obras ao longo do dia: reforma da Unidade de Saúde do Jardim Santa Rosa (8h), reforma do Centro de Convenções - Biblioteca Municipal (9h), nova sede da Coordenadoria de Turismo - Praça 9 de Julho (11h), reforma do Conjunto Esportivo e Bocha (14h30) e reforma do Centro de Zoonoses (17h). Fechando a agenda, realizará live de Prestação de Contas às 20 horas.
Encerramento
A Fundação Padre Albino realizará grande evento na Praça da Matriz, no sábado, 30, para encerrar a programação alusiva aos 50 anos do falecimento de Padre Albino. A partir das 20 horas, haverá a premiação do Concurso Cultural de Redação “Catanduva e Padre Albino: a cidade e seu benfeitor”, que envolveu alunos das escolas municipais e da Diocese de Catanduva. Depois, às 21 horas, será apresentada a peça teatral “Padre Albino: legado para uma cidade”, com a Cia da Casa Amarela. A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Santo e Bruxo
Enquanto o Catanduva Futebol Clube segue sua preparação para o segundo jogo da decisão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, que será no sábado, contra o União São João, o Grêmio Catanduvense de Futebol busca alguma forma de retomar as atividades. Na semana passada, o presidente do Bruxo, Sergio Gomes, esteve na sede da Federação Paulista de Futebol para tentar organizar sua área financeira para iniciar a nova temporada. A intenção é disputar a quinta divisão estadual, exatamente onde estava o Santo no início do ano.
Cotas Raciais
A Câmara de Rio Preto aprovou projeto de lei que cria cota racial em concursos públicos no município e também para contratação de funcionários comissionados. A proposta foi apresentada pelo vereador João Paulo Rillo (PT) e passou em regime de urgência pela Casa, seguindo agora para sanção do prefeito Edinho Araújo (MDB). Foram 14 votos favoráveis e nenhum contrário. Se entrar em vigor, beneficiará pessoas negras e indígenas.
Greve
Professores da Universidade de São Paulo (USP) aprovaram em assembleia a paralisação dos trabalhos até a próxima segunda-feira, dia 2. A decisão, tomada na noite de terça-feira, 26, ocorreu em apoio à greve dos estudantes, iniciada na quinta-feira passada. A manifestação tem como um dos pleitos justamente a contratação de docentes em número igual ao das perdas acumuladas. Levantamento divulgado pela Adusp mostra que, de 2014 a 2023, o corpo docente da USP encolheu 17,5% - de aproximadamente 6 mil professores para os atuais 4,9 mil.
Autor