PENEIRA FINA – 28/06/2022

Marco Vinholi fora da disputa eleitoral

Marco Vinholi não deve mesmo ser candidato a nada em 2022. Ele, que já foi deputado estadual e secretário do governo Doria, chegou a ser cotado para disputar inúmeros cargos neste ano, na esteira de seu padrinho político. Na medida em que a pré-candidatura presidencial de Doria foi murchando, suas perspectivas também diminuíram. Nas últimas semanas, havia ainda quem apostasse que Marco poderia sair candidato a deputado federal. Mas a hipótese não se concretizou. 

Orçamento bilionário

Conforme adiantamos aqui neste espaço, Marco vai assumir o comando do Sebrae-SP, substituindo Wilson Poit. A troca será oficializada hoje. O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta atendimento às micro e pequenas empresas. O orçamento anual da instituição em SP ultrapassa R$ 1 bilhão. Um belo prêmio de consolação, pode-se dizer. 

Muro das lamentações

Já faz alguns dias que a nau de João Doria Junior naufragou, mas em alguns setores do PSDB o clima de luto permanece. Neste fim de semana, Geraldo Vinholi compartilhou em seu perfil no Facebook imagens da entrevista concedida pelo ex-presidenciável a uma grande revista. A legenda escolhida pelo ex-prefeito de Catanduva lembra o refrão de uma antiga canção de Jorge Ben: “Que pena.” 

Sem fé na Terceira Via

Na entrevista, embora Doria tenha tentado transparecer uma postura soberana, de quem não guarda mágoas – tanto que evitou criticar seus algozes na disputa interna do PSDB, poupando até Aécio Neves, que tudo fez para derrubar sua pré-candidatura -, fica evidente que o ex-governador está pouco otimista em relação às chances eleitorais da chamada Terceira Via, grupo do qual seu partido faz parte. 

Voto nulo

Apesar de elogiar a senadora Simone Tebet, que deve disputar a presidência pelo MDB, Doria admitiu que, neste ano, a preferência da maioria do eleitorado deve se dividir entre Jair Bolsonaro e Lula. Convenhamos que não é preciso ser nenhum gênio da análise política para constatar isso. Basta analisar os resultados de todas as pesquisas de intenção de votos. Ou mesmo conversar com as pessoas nas ruas. Diante do cenário que se consolida, Doria afirmou que pretende votar nulo no segundo turno presidencial. Postura diversa da que ele adotou em 2018, quando deu um jeito de colar sua imagem na de Bolsonaro, fato que foi essencial para sua vitória apertada na eleição para governador. 

Redução no ICMS

Enquanto isso, Rodrigo Garcia anunciou a redução da alíquota do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis e a energia, que passará a 18% no estado de São Paulo. Ao fazer o anúncio, o governador tucano reconheceu que a medida resultará em cortes nos investimentos em algumas áreas importantes, mas que espera que isso resulte em queda de até R$ 0,48 no litro da gasolina. Ele cobrou que a Petrobrás faça sua parte para a redução dos preços e anunciou que o Procon fará fiscalização cerrada a fim de garantir que a diminuição de tributos seja repassada para os consumidores. 

ADINs

O presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Gleison Begalli (PDT), sancionou projeto de resolução de autoria de Maurício Gouvêa, o qual determina que o Jurídico da Casa avise os vereadores, por escrito, quando alguma lei de autoria deles for objeto de ação direta de inconstitucionalidade (ADIN). O parlamentar tucano é autor também de um projeto de lei, obrigando que a prefeitura também informe a Câmara, sempre que alguma lei aprovada pelo Legislativo for questionada na Justiça. As constantes ADINs movidas pelo Executivo têm sido causa de atritos entre vereadores e o prefeito Padre Osvaldo (PSDB). 

Testes da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde abriu pregão eletrônico para registro de preços de testes rápidos da Covid-19. Com o aumento dos casos em todo o país, a demanda pelo exame tem crescido. Porém, essa compra terá de esperar um pouco mais. A prefeitura determinou a suspensão do processo licitatório, para realizar adequações no edital.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.