PENEIRA FINA – 28/05/2022

Processo de secretária contra vereadores é arquivado

O processo por injúria, movido pela secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, contra os vereadores Alan Marçal (Progressistas), Maurício Gouvea (PSDB) e Marquinhos Ferreira (PT) foi arquivado, através da decisão do juiz Sandro Nogueira de Barros Leite, da 2ª Vara Criminal de Catanduva. O processo nº 1504146-36.2022.8.26.0132 - Termo Circunstanciado teve início após a confecção do boletim de ocorrência 3029402/2022, na Delegacia Seccional, em virtude das visitas que os vereadores realizaram em algumas escolas municipais, como a EMEF Armando Prandi, na Vila Sotto, no dia 7 de abril, fazendo várias críticas à secretária. Cosmo se sentiu ofendida, considerando que as críticas foram para o lado pessoal, processando-os criminalmente. O juiz se baseou no parecer do promotor Yves Atahualpa Pinto, do Ministério Público, que “não vislumbrou provas para o início de uma ação penal”, que os vereadores não extrapolaram suas prerrogativas parlamentares e acabou determinando o arquivamento. Vitória dos nobres edis e derrota da turma da Prefeitura. Agora é aguardar quais serão os desfechos políticos dessa situação. 

Los Três Amigos

Será que a Comitiva Los Três Amigos (Alan, Ferreira e Gouvea) vai realizar alguma outra visita surpresa nas escolas municipais ou vai agendar através de ofício? O tempo dirá... 

Comemorando

A ex-deputada petista Beth Sahão comemorou nas redes sociais o resultado da pesquisa DataFolha. Beth fez a seguinte postagem: “Lula tem 48% contra 27% de Bolsonaro. Isso garante a Lula vitória no primeiro turno! Estes dados representam a esperança de dias melhores!”. 

Posse

Ontem de manhã, a diretoria eleita da 41ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB de Catanduva foi empossada. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal Aniz Pachá e teve as presenças da presidente da OAB-SP, Patrícia Vanzolini, e do tesoureiro da Secional, Alexandre de Sá Domingues. A diretoria da OAB Catanduva, durante o triênio 2022/2024, tem como presidente o advogado Nezio Leite, vice-presidente André Luis Monteleone, secretário-geral Alan Mauricio Flor, secretária-geral adjunta Leila Renata Ramires Masteguin e tesoureira Juliana Maiara Dias Feres.  

Sem vínculos

A presidente estadual da OAB-SP, Patrícia Vanzolini, atendeu a equipe de O Regional e respondeu sobre a questão partidária da entidade. Patrícia disse que “foi um erro muito grande do antigo presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, de se envolver na política e a entidade tem que estar totalmente desvinculada com a política partidária, até para poder criticar quem quer que seja. Nenhum governo, nenhum partido, nenhuma ideologia, está isenta de cometer abusos, de cometer erros, e a OAB tem que ser o fiscal dessa cidadania”. 

Polarização

Vanzolini também destacou que a OAB não pode ser omissa. “Está no nosso estatuto que temos o dever constitucional e institucional de defender as instituições, o Estado de Direito e a democracia. Temos que parar com a polarização e ver que existe um mínimo civilizatório, que não é nem de esquerda, nem de direita, é da humanidade como um todo, e nesta questão, a OAB não pode se omitir”. 

Esquadrilha

Depois de 12 anos, hoje tem apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Catanduva, ainda em comemoração aos 104 anos da cidade. A demonstração aérea acontece a partir das 15h30 e o melhor local indicado para assistir será na rua Martinópolis, a partir da rotatória, próximo ao Aeroclube e da rodovia Washington Luís (SP-310). No último dia 14 de maio, a Esquadrilha completou 70 anos de história, desde a primeira demonstração. Diferente das outras vezes que esteve na cidade, hoje as aeronaves não irão pousar na pista do Aeroclube, partindo do aeroporto de São José do Rio Preto. 

Apoio

Parece que a propaganda do apoio de políticos para a apresentação da Esquadrilha virou fumaça... 

Homenagem

Ontem à tarde, o prefeito Padre Osvaldo (PSDB) realizou em seu gabinete homenagem à guarda municipal Eliana Braghini, que conquistou sua aposentadoria após 38 anos de serviços prestados, a maior parte atuando no efetivo da Guarda Civil Municipal. Eliana esteve no quarto andar da Prefeitura, ao lado do comandante da GCM, Cláudio Pereira, e comitiva. Merecida homenagem!

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.