PENEIRA FINA – 28.03.25

Batalhão da PM está entre os 10 que mais reduziram índices criminais

O 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Catanduva e atuação em mais 15 municípios vizinhos, ficou entre as 10 unidades do Estado de São Paulo que mais reduziram os índices criminais estipulados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, no segundo bimestre do ano passado. A avaliação foi divulgada na quarta-feira, 26, e a expectativa é que os indicadores dos bimestres seguintes saiam nos próximos dias. “O resultado evidencia e certifica o fiel compromisso dos policias militares do 30º BPM/I em servir e proteger a nossa comunidade”, enalteceu o órgão, em nota à imprensa.

Bombeiros

Já que o assunto é segurança, a Prefeitura de Catanduva corre contra o tempo para regularizar o sistema de combate a incêndio do Recinto de Exposições João Zancaner para realização do “Canta & Encanta 2025”, que acontece entre os dias 10 e 13 de abril. Para isso estão sendo cotados serviços de manutenção e adequação do sistema existente, com revisão de alarme, sirene, luminárias de emergência, cabeamentos, carga de extintores e sinalizações obrigatórias.

Cívico-Militar

Os vereadores David Roger, Manoel Gol de Ouro e Pastor Júlio Zanini reuniram-se ontem com os coronéis da reserva da Polícia Militar Ernesto Puglia Neto e Oswaldo Miranda Filho, ambos de São Paulo. O encontro teve como pauta a possível implantação de escola com o modelo de ensino cívico-militar em Catanduva. No processo aberto pelo Governo do Estado, cinco unidades demonstraram interesse na adoção do sistema e a fase de consulta pública está na reta final.

Mais de 100

Começou mais uma edição do projeto Catanduva Empreendedora, com o curso de Gestão Estratégica de Vendas - qualificação voltada para quem quer alavancar resultados e transformar a forma de vender. Mais de 100 empreendedores participaram dessa primeira capacitação da trilha empreendedora, que vai de março até novembro de 2025. A iniciativa envolve a Prefeitura de Catanduva e o Sebrae, que ofertam os treinamentos de maneira totalmente gratuita.

Ambiental

Durante o mês de março, o Centro de Educação Ambiental (CEA) recebeu 223 visitantes, entre alunos das EMEIs Albertina Baldo Pereira, Caio Eduardo Luis P. Manchini, Luiza Lourenço da Cruz, Maria José Brida Fedeli, José Lahud Cury e participantes do Projeto Esporte para Pessoas Idosas do Sesc. Foram abordados temas essenciais para um futuro sustentável, como a importância da água, reciclagem e arborização urbana. O CEA funciona junto ao Zoológico Municipal.

Judiciário

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, ontem, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Urupês. A solenidade foi virtual e conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Silvia Rocha, que representou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. O Cejusc de Urupês será coordenado pela juíza Patrícia da Conceição Santos e funcionará no fórum. Trata-se da 322ª unidade do estado.

De olho no prazo

Estados e municípios têm até 31 de março para se inscreverem na edição 2025 do PAC Seleções da Saúde. O investimento de R$ 5,8 bilhões deve financiar a construção de 945 novas unidades de saúde e a aquisição de 18,9 mil equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de ambulâncias e unidades odontológicas móveis. O objetivo do Governo Federal é fortalecer a infraestrutura do SUS. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Transferegov.br.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.