PENEIRA FINA – 27.10.22

Mudança de horário

Voltamos novamente ao assunto carreata, a fim de passar uma informação importante aos catanduvenses que, porventura, pretendem participar da que será realizada no próximo sábado, em apoio às candidaturas de Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). O evento, que estava marcado para as 14h, mudou para as 10h22.

Solicitação

A alteração do horário se deve a um pedido feito por Tarcísio de Freitas aos aliados em Catanduva. Ao que tudo indica, ele pretende divulgar em suas redes as imagens da mobilização que será feita na cidade. Sábado será o último dia para a realização de atos de campanha, já que, no domingo, quando as pessoas irão às urnas, não será permitido pedir voto.

Sacada de marketing

A escolha do novo horário também é parte da estratégia de marketing adotada em nível estadual pelas campanhas de Tarcísio e Bolsonaro. A ideia é reforçar na cabeça dos eleitores os números dos candidatos a governador e à presidência, que são, respectivamente, os equivalentes à hora e aos minutos em que a carreata ocorrerá.

Padre

Enquanto isso, o prefeito Padre Osvaldo está soltando na cidade um panfleto que traz sua foto ao lado de Bolsonaro e Tarcísio. Trata-se de uma carta aberta, em que ele pede voto aos dois candidatos, listando motivos pelos quais as pessoas deveriam apoiar ambos. A informação é de que o material está sendo distribuído em todas as casas de Catanduva.

Cabos eleitorais

Quem passou ontem pelo Centro de Catanduva deparou-se com equipes de campanha com materiais de campanha de Tarcísio, na rua Brasil. Segundo informações que circulam nos meios bolsonaristas, os cabos eleitorais seriam ligados a Padre Osvaldo, em um esforço do prefeito para provar de uma vez por todas que sua “conversão política” foi verdadeira.

Pindorama

Os organizadores da carreata em favor de Bolsonaro e Tarcísio, realizada anteontem em Pindorama, divulgaram que o evento reuniu mais de 250 carros. A mobilização contou com a participação do prefeito Geraldo Filippe Junior.

E o PT?

Alguém poderá questionar por que, neste espaço, acabamos noticiando mais conteúdos relativos às campanhas de Bolsonaro e Tarcísio, sendo que ambos contam com adversários na eleição. A razão é simples: a mobilização de campanha bolsonarista na cidade é muito mais intensa que a do PT.

Sem carreatas

Já dissemos, aqui, que o PT tem adotado um modelo de campanha em que os militantes vão a bairros ou locais de concentração de pessoas, como a feira da Vila Celso, para tentar dialogar com pessoas e virar votos. O método é interessante, mas acaba desaparecendo em meio à avalanche causa pelas carreatas do lado adversário.

Será que não há gente?

Até o momento, o PT não promoveu nenhuma carreata de peso no segundo turno de Catanduva, seja em favor de Lula, seja em favor de Haddad. Muitas podem ser as justificativas para essa escolha. Mas há um dado a se considerar. Apesar de ter sido bem menos votado que Bolsonaro na cidade, Lula teve quase 19 mil votos no primeiro turno. Isso é maior do que as populações de quase todas as cidades da microrregião, exceto Novo Horizonte e Catanduva. Portanto, ainda que o universo de apoiadores do ex-presidente seja menor, existiria no município, em tese, quantidade de pessoas para se realizar atos de maior volume.

Transporte

Por falar em PT, a Justiça comum resolveu repassar para a eleitoral a tarefa de decidir se a Prefeitura de Catanduva deve ou não acatar o pedido do diretório municipal da legenda, que pede a obrigatoriedade do transporte gratuito no dia da eleição. Vejamos como essa novela vai terminar...

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.