PENEIRA FINA - 27.08.25

Mais de 30 dentistas do Mahatma Gandhi estão sem salários

Profissionais da área de odontologia que atuam nas unidades de saúde e na UPA de Catanduva, que são administradas pelo Hospital Mahatma Gandhi, não receberam os salários neste mês e, pelo ritmo das coisas, devem completar dois meses sem pagamento. O caso se repete com médicos que atuam na UPA. Todos esses profissionais foram contratados por outra empresa, ou seja, não eram funcionários CLT do Mahatma Gandhi – numa espécie de quarteirização. De acordo com um dos profissionais, que preferiu não se identificar, a mudança na forma de contratação começou em outubro de 2024, quando os médicos e dentistas tiveram que assinar um ‘Termo de adesão a sociedade em conta de participação’ para continuar trabalhando. “Não tivemos nem como contestar”, lembra.

Ticket

Funcionários das unidades de saúde e da UPA de Catanduva, geridos pelo Mahatma Gandhi, receberam o vale-alimentação aguardado desde o início do mês. Já os profissionais que atuam no próprio Hospital Mahatma Gandhi continuam sem receber. O Sindicato da Saúde questionou a empresa interventora responsável pela gestão do Mahatma Gandhi, mas não teve resposta.

Novo Horizonte

O Sindicato da Saúde de Araraquara agendou assembleia, nesta quarta-feira, com trabalhadores de Novo Horizonte que estão ligados ao Hospital Mahatma Gandhi. O encontro será às 17h30, na Praça 9 de Julho, tendo como pauta o atraso de pagamento e situações futuras, tais como multa e mobilização. Em Novo Horizonte, o Mahatma Gandhi administra as unidades de saúde.

Prorrogação

A Prefeitura de Catanduva prorrogou até 7 de novembro o prazo para conclusão da reforma do Paço Municipal. O trabalho começou no ano passado, em investimento que supera os R$ 2,5 milhões. As melhorias foram feitas do 2º ao 5º piso do prédio, mais intervenções nas escadarias e adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros. A pintura externa também foi executada.

Medicina

A Unifipa Catanduva acaba de divulgar o edital do Vestibular 2026 para Medicina. As inscrições vão de 1º de setembro a 6 de novembro diretamente pelo site da Fundação Vunesp, com oferta de 100 vagas para o período integral. Criado por Padre Albino, com mais de 55 anos, o curso de Medicina da Unifipa/Fameca já formou mais de três mil médicos e é referência no país, com nota máxima 5 no Enade. A aplicação das provas será nos dias 4 e 5 de dezembro.

Dia do Soldado

O arcebispo de Rio Preto, dom Antônio Emídio Vilar, presidiu Celebração Eucarística na Rede Vida pelo Dia do Soldado, celebrado na segunda-feira, 25. A cerimônia lembrou do primeiro soldado do Brasil, Duque de Caxias, e de passagem bíblica de Efesios, 6, em que Paulo estava preso e cita a presença de um soldado ao seu lado. A missa é organizada há 8 anos pela professora e escritora catanduvense Sonia Delgado Fernandes, em homenagem a seu pai, João Delgado, combatente da 2ª guerra mundial.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.