PENEIRA FINA – 27/08/2022

Concurso da Câmara de Catanduva sob ataque

Uma série de informações desencontradas sobre o concurso público da Câmara Municipal de Catanduva tem circulado nos últimos dias. Conforme publicamos na edição de ontem, foi protocolada uma representação no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com denúncias contra o certame. O grande drama dessa situação é que as provas objetivas estão marcadas para ocorrer amanhã. Uma simples canetada poderia cancelar a prova e azedar os planos de centenas de candidatos inscritos no concurso. Mas nós sabemos qual foi a decisão do tribunal. Para saber também, basta ler a próxima nota.  

Sentença

Segundo informações do presidente Gleison Begalli (PDT), a sentença saiu ontem à tarde. Ele entrou em contato com a redação de O Regional para informar a notícia. De acordo com ele, o resultado foi favorável à realização do concurso. Ou seja: a prova vai ocorrer neste domingo.  

Incertezas

Pelos bastidores do Legislativo, circulava ontem a versão de que o Jurídico da câmara teria deixado de apresentar defesa ao TCE-SP, dentro do prazo de 24 horas estipulado pelo conselheiro Antonio Roque Citadini. Para ampliar ainda mais o clima de incertezas, o site do tribunal não disponibilizava o conteúdo da representação, muito menos informava se a câmara apresentara ou não suas contrarrazões.  

Defendeu

Mais cedo, havíamos entrado em contato com a assessoria de imprensa do TCE-SP, cobrando informações sobre o caso. De acordo com o órgão, a Câmara de Catanduva fez sua defesa, dentro do prazo, no processo relatado pelo ex-presidente do Corinthians. Defendeu, tal como o goleiro Cássio no Maracanã, no jogo válido pela semifinal da Copa do Brasil, na última quarta.  

Sigilo

Na resposta, o TCE-SP declarou que nada tinha a declarar, além do que já havia sido declarado anteriormente. Eis o que disse a assessoria do órgão: “Vale destacar que como é um processo que ainda não foi julgado, o TCE não disponibiliza relatórios ou quaisquer documentos internos, uma vez que se encontram sob análise interna da Corte e disponibilizar o conteúdo dos autos para além das partes envolvidas e seus representantes legais pode acarretar distorções e enviesamentos do julgamento.” 

Guerra de foices

Desde o início da legislatura, em 1º de janeiro de 2021, o Legislativo de Catanduva tem sido objeto de disputa intensa por parte de dois grupos – que discordam em tudo, menos na fidelidade ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB). Com a proximidade do fim do mandato da atual mesa diretora, intensifica-se a guerra de foices. Vejamos até onde isso vai nos levar. 

Segura, peão!

Na noite de ontem, estava prevista a vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), à nossa região. Ele visitaria a Festa do Peão de Barretos, um de seus principais redutos. Ontem à tarde, inúmeros carros decorados com bandeiras do Brasil podiam ser vistos circulando pelo Parque do Peão. Estranhamente, porém, candidatos catanduvenses que apoiam Bolsonaro não divulgaram essa agenda regional em suas redes.  

Mesma escola

A Câmara de Catanduva aprovou projeto de lei que assegura aos pais o direito de matricular os filhos na mesma escola da rede municipal – isto quando eles estiverem na mesma faixa etária atendida pelo estabelecimento. A proposta é de autoria do vereador Marquinhos Ferreira (PT).  

Pista de caminhada

Gleison Begalli elaborou requerimento cobrando manutenção e limpeza na pista de caminhada do Tarraf. O local é muito utilizado por moradores do bairro e de áreas vizinhas. Mato alto e buracos seriam alguns dos problemas verificados na área pública. 

Mais limpeza

Pelo visto, a questão da zeladoria pública é um clamor recorrente dos vereadores em Catanduva. Gordo do Restaurante (PSDB) solicitou a realização de um mutirão limpeza no Colina do Sol, especialmente na rua Pinheral. Local que, segundo ele, estaria tomado por lixo, entulho e animais peçonhentos.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.